• Carregando...
Senar é responsável por oferecer formação para os trabalhadores rurais.
Senar é responsável por oferecer formação para os trabalhadores rurais.| Foto: Divulgação/Senar-PR

A decisão governamental de reduzir pela metade a contribuição ao Sistema S atinge mais intensamente o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). É que a arrecadação é baseada na movimentação econômica e os próximos três meses (tempo estipulado para a redução, na medida provisória editada pelo governo) são os mais os mais importantes para a receita. Em alguns lugares, cerca de 70% dos recursos anuais vem desse trimestre.

RECEBA notícias sobre o Parana pelo WhatsApp

Diante da situação, o Senar nacional declarou que estará sem condições de continuar a prestação integral de serviços e interromperá algumas atividades. Mas a decisão no Paraná vai na contramão. Em nota, o Senar-PR informou que manterá integralmente os cursos que oferta, sem nenhuma redução de atividade. Os treinamentos presenciais foram protelados, mas para evitar aglomerações (não por falta de recursos).

No ano passado, 7,6 mil eventos (entre palestras e cursos) foram realizados no Paraná pelo Senar, com a participação de 122 mil pessoas. No momento, 32 cursos online estão abertos. Importante lembrar que a redução da contribuição não ficará para o governo. O produtor rural é que terá a alíquota reduzida - terá que contribuir menos - pela metade nos meses de abril, maio e junho. Assim, o dinheiro que deixará de ser repassado para o Senar vai ficar no campo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]