• Carregando...
Paraná monitora passageiros de voo vindo da África com infectado pela Covid
| Foto: Américo Antonio / Sesa

A Secretaria Estadual de Saúde do Paraná (Sesa) está monitorando seis passageiros que desembarcaram no Paraná após chegarem ao Brasil em um voo vindo da África do Sul – um dos passageiros deste voo internacional, um brasileiro, testou positivo para a Covid-19. Além do monitoramento, a Sesa também está recomendando uma espécie de quarentena, um isolamento de 14 dias aos passageiros vindos de países onde está se registrando a nova variante “Omicron” da Covid-19.

RECEBA notícias do Paraná pelo seu smartphone

De acordo com a Sesa, esses seis passageiros vieram em voos domésticos de São Paulo e desembarcaram no Paraná nos aeroportos de Foz do Iguaçu e São José dos Pinhais. Consultada pela Gazeta do Povo, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Curitiba confirmou que pelo menos um destes passageiros é morador de Curitiba. Ele teria vindo, de acordo com a SMS, em uma poltrona distante do passageiro que teve confirmada a infecção pelo coronavírus (não há, contudo, confirmação se a infecção é pela nova variante). Mesmo assim, seguirá em observação e deverá passar por novos testes de Covid-19.

Em entrevista à RPC, o secretário estadual de Saúde, Beto Preto, avaliou como pequenas as chances de a nova variante Omicron se alastrar pelo estado. “A nossa vacinação é muito boa, a cobertura vacinal é muito boa, diferente do Leste Europeu, diferente dos países da África”, disse o secretário. Mesmo assim, afirmou Beto Preto, todos os municípios do estado serão orientados a monitorarem as pessoas recém-chegadas do exterior.

“Nós estamos fazendo um alerta para todos os municípios e vamos pedir também o período de quarentena para todos aqueles que vierem do exterior, principalmente dos países da África. Isso não quer dizer nenhum tipo de estigma contra ninguém, apenas no sentido de manter os cuidados de vigilância em Saúde aqui no nosso estado do Paraná”, declarou.

Curitiba também emitiu alerta de isolamento

Além da Sesa, o Centro de Epidemiologia da SMS também fez um alerta de isolamento de 14 dias para os passageiros que chegaram à Curitiba oriundos da África do Sul, Botsuana, Eswatini, Lesoto, Namíbia, Zimbábue, Angola, Malawi, Moçambique e Zâmbia.

Todas essas pessoas devem entrar em contato com a secretaria pelo telefone 3350-9000 para que tenham as condições de saúde monitoradas pelas equipes de vigilância da secretaria. Entre as medidas que serão tomadas neste monitoramento estão a testagem da Covid-19 de todos estes passageiros, assim como das pessoas com as quais eles tiveram contato em Curitiba.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]