• Carregando...
Os principais motivos são jornadas exaustivas de trabalho, filhos e a não-exigência de alguns cursos pelos empregadores
Os principais motivos são jornadas exaustivas de trabalho, filhos e a não-exigência de alguns cursos pelos empregadores.| Foto: Silvio Turra/Seed-PR

Um em cada quatro estudantes acima de 18 anos que inicia seu curso técnico no Paraná abandona as aulas. Os dados são da Secretaria Estadual de Educação (Seed) e apontam uma dificuldade antiga da pasta: manter os alunos engajados ao curso que escolhem. “Afinal, são estudantes que já se formaram no Ensino Médio, trabalham e que, em muitos casos, têm filhos”, informa Alessandra Maia Rosas, consultora de Educação Profissional para a Seed.

Receba as principais notícias do Paraná pelo WhatsApp

Segundo ela, essa realidade interfere na participação às aulas, principalmente porque quase 70% dos alunos são mulheres que se dividem entre a vida profissional e doméstica nas funções de estudante, funcionária, esposa e mãe. “E vale ressaltar que 38% dos alunos atualmente têm entre 25 e 40 anos, que é bem a fase em que estão constituindo família”.

Com isso, Alessandra explica que os cursos menos exigidos pelo mercado de trabalho são os que mais sofrem desistências, já que o fato de os contratantes não pedirem curso técnico incentiva o estudante a abandonar a sala de aula. “É o que vemos no Técnico em Administração, por exemplo, que não é tão procurado pelos empregadores, então tem alta taxa de evasão”.

Já nas áreas em que o ensino técnico é exigido, a frequência e responsabilidade dos alunos durante o curso tende a ser maior, assim como acontece nos cursos de Mecânica e Enfermagem, que têm vínculo direto com o mercado de trabalho. “O Técnico em Enfermagem é o curso mais disputado da rede estadual, com 6 mil vagas disponíveis em 38 escolas, concorrência de 10 alunos por vaga e uma taxa de abandono menor que 2%”, aponta Alessandra.

Leia tudo sobre Educação na Gazeta do Povo

Secretaria avalia quais cursos são mais procurados em cada região do estado

Diante dessa realidade, ela explica que a Seed tem acompanhado de perto os resultados para verificar quais cursos atendem melhor o mercado de trabalho em cada região do estado e quais podem ser substituídos. Além disso, a pasta “tem avaliado a abertura de novos cursos técnicos e investido na formação dos professores para que as aulas sejam atrativas”, informa Alessandra Maia Rosas, citando que os alunos visitam locais reais de trabalho e têm contato com profissionais da área que os estimulam a continuar na carreira.

Outro ponto importante, segundo ela, são parcerias com empresas que oferecem estágios para os estudantes e também programas como o Cartão Futuro, que prevê pagamento de R$ 300 por mês, por parte do governo, para cada jovem contratado. “E, se mesmo assim, o estudante pensar em abandonar o curso, ele pode pedir um período de ausência de aproximadamente seis meses para, depois, retornar”.

Curso técnico integrado ao Ensino Médio ajuda estudantes a entrarem no mercado de trabalho

Alessandra garante que a maior chance de concluir o curso técnico, sem interrupções, ocorre durante o Ensino Médio, quando o estudante pode receber a formação de sua escolha no período normal de aulas. “Nesses casos, a taxa de evasão nos cursos técnicos é de apenas 1%”, comemora.

Ainda de acordo com ela, os cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio - que são oferecidos em 30% dos colégios estaduais - oferecem diversas oportunidades de estágio no contraturno e preparam os alunos para a carreira que desejam seguir. “Existe um mito de que estudantes do ensino técnico não fazem faculdade, mas muitos seguem, sim, para o ensino superior e aproveitam o conhecimento adicional até para passar no vestibular”, pontua.

Esse, inclusive, foi o caso do paranaense João Victor de Oliveira e Santana, de 20 anos. Morador de Londrina, o rapaz concluiu o técnico em Eletroeletrônica junto com o Ensino Médio. Como resultado, ele usou esse aprendizado para ingressar no primeiro emprego e no curso superior de Análise e Desenvolvimento de Dados. “Sem dúvida, o curso abriu meus olhos para o mundo profissional”, relata o jovem.

“Inserir um técnico durante o Ensino Médio nos dá o direcionamento e conhecimento prévio esperado pelas empresas, algo importantíssimo para nossa chegada ao mercado de trabalho”, garante. “E, se você que está no Ensino Médio acha que a vida é corrida, saiba que depois é que você não ter tempo, então aproveite agora", alerta.

Como se matricular em um curso técnico da Seed

Para efetuar a matrícula, alunos no 9° ano do Ensino Fundamental devem se informar a respeito das escolas de sua região que oferecem esse benefício e escolher o curso de sua preferência. Já estudantes formados que desejam retornar à sala de aula podem procurar as instituições de ensino presencialmente levando seus documentos pessoais.

A lista com mais de 50 cursos disponíveis no estado e os endereços onde são oferecidos pode ser encontrada no site da Seed.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]