Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Pandemia

TCE-PR recomenda uso de “passaporte da vacina” para festas públicas de fim de ano

(Foto: Pedro Ribas/SMCS)

Ouça este conteúdo

O Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) recomendou que os municípios adotem cautela na realização de festas públicas de fim de ano e de Carnaval. A recomendação foi feita por meio de um ofício enviado aos 399 municípios do estado. No documento, o tribunal sugere que os gestores municipais exijam comprovante de vacinação para que as pessoas tenham acesso aos “espaços coletivos públicos” onde forem realizados os eventos.

Cadastre-se e receba as principais notícias do Paraná pelo WhatsApp

A medida, explicou o órgão de controle, é uma forma de evitar a propagação da nova variante do coronavírus, a ômicron. A exigência do comprovante vacinal, apontou o TCE, tem amparo em decisões recentes do Supremo Tribunal Federal (STF), que entendeu que os municípios têm autonomia para implantar o “passaporte da vacinação”, desde que por meio de uma lei específica.

Outras recomendações foram reforçadas no ofício do TCE, como a necessidade de os municípios adotarem estratégias de busca ativa para aplicar as doses regulares e de reforço das vacinas contra a Covid-19. Esta busca ativa deve ser feita, segundo o tribunal, por meio de visitas em domicílio ou contato por telefone.

Há também a recomendação para que as prefeituras promovam campanhas institucionais sobre a vacinação – a orientação é destacar a efetividade e a segurança dos imunizantes. Além disso, os registros de vacinação e de possíveis casos adversos, alerta o tribunal, devem ser feitos de forma individualizada, todos os dias, no Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.