• Carregando...
Tiomkim, artista paranaense
Tiomkin e sua coleção de trilhas sonoras.| Foto: Henry Milléo/Arquivo/Gazeta do Povo

Morreu em Curitiba no último domingo (17), aos 68 anos, o produtor audiovisual Osval Dias de Siqueira Filho, conhecido como Tiomkim. Um dos pioneiros do audiovisual paranaense, ele colecionou prêmios nas décadas de 1980 e 90, trabalhou por 24 anos no Museu da Imagem e do Som (MIS) e apresentou por mais de 25 anos o programa "Cinemaskope, a maravilhosa música do cinema" na Rádio Educativa. A causa da morte não foi divulgada.

Receba as principais notícias do Paraná pelo WhatsApp

“A minha vida é o cinema, desde criança meu pai [que era maestro] me levava quase todos os dias para ver filmes”, afirmou Tiomkim em uma entrevista à Gazeta do Povo publicada em agosto de 2018. Na ocasião, ele lançava o projeto ‘O Fotograma Revisitado’, que prestava homenagem a 20 obras-primas do cinema mundial.

O apelido Tiomkim surgiu na juventude, como uma homenagem ao maestro ucraniano Dimitri Tiomkim. Jornalista, videomaker, produtor de cinema, vídeo e fotografia, ganhou em 1989 o grande prêmio do Salão Curitiba Arte V e viajou até Praga, na antiga Tchecoslováquia, onde registrou o fim do Comunismo. Em 1991, foi premiado em Vitória (ES) pelo filme “Cenas de um sonho selvagem” e, em 1997, ganhou um prêmio internacional pela obra “Rainha de Papel”, juntamente com Efigênia Rolim e Estevan Silveira.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]