• Carregando...
Anulação dos atos e provas da Operação Claquete foi por unanimidade de votos no TRE
Anulação dos atos e provas da Operação Claquete foi por unanimidade de votos no TRE| Foto: Reprodução TRE-PR

Em sessão ordinária do pleno nessa segunda-feira (19), os juízes do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) anularam, por unanimidade de votos, todos os atos e provas referentes à Operação Claquete, deflagrada pelo Ministério Público do Paraná (MPPR), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), no dia 29 de março deste ano.

Receba as principais notícias do Paraná pelo WhatsApp

A operação, que segue em segredo de Justiça, cumpriu 16 mandados de busca e apreensão sob suspeita de irregularidades em processos eleitores para o governo do Paraná nos anos de 2014 e 2018 e à corrida eleitoral para a Prefeitura de Curitiba no ano de 2016. Entre as acusações estavam a suposta prática de fraude a licitação, falsidade ideológica e corrupção. Agências de publicidade e propaganda e produtores estavam entre os alvos.

No entendimento dos magistrados do TRE, a operação e provas advindas dela devem ser tornadas nulas, considerando que as investigações eram da competência da Justiça Eleitoral e não da 9ª Vara Criminal de Curitiba, que autorizou as quebras de sigilo bancário e telefônico que culminaram no cumprimento dos mandados.

Em nota enviada à Gazeta do Povo, o MPPR disse que um exame para eventual recurso contra a decisão unânme do TRE-PR só deve ser feito pelo Ministério Público Eleitoral em segundo grau, no Ministério Público Federal (MPF). O MPF foi procurado pela reportagem, mas ainda não se pronunciou oficialmente sobre a anulação das provas e dos atos da Operação Claquete.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]