• Carregando...
Desembargador José Laurindo de Souza Netto, durante votação em 2014
Desembargador José Laurindo de Souza Netto, durante votação em 2014| Foto: Arquivo TJ

O desembargador José Laurindo de Souza Netto é o novo presidente do Tribunal de Justiça (TJ) do Estado do Paraná. Ele assumirá a cadeira máxima da Justiça Estadual no dia 1º de fevereiro de 2021 para uma gestão de dois anos. A eleição – a primeira realizada de forma remota – foi feita em dois turnos, ao longo desta segunda-feira (9). No segundo turno, Netto recebeu 74 votos. Sua adversária nas urnas, a desembargadora Lídia Matiko Maejima, recebeu 42 votos. Também foram registrados três votos brancos e um nulo. Os votos são secretos. Maejima foi a única mulher a disputar a cadeira, que contou com quatro inscritos no total. Dos 120 desembargadores, 20 são mulheres. Na eleição da cúpula do TJ-PR, apenas os 120 desembargadores podem votar e ser votados. Ou seja, não há participação de juízes de primeiro grau e de servidores do TJ.

WhatsApp: receba um boletim diário com notícias do Paraná

No primeiro turno, Netto recebeu 41 votos e Maejima ganhou 31. Os demais candidatos eram os desembargadores Wellington Emanuel Coimbra de Moura, que recebeu 28 votos, e José Augusto Gomes Aniceto, que ganhou 20 votos. Não houve nenhum voto em branco ou nulo no primeiro turno da eleição. No mesmo dia, também foram eleitos nomes para parte dos assentos do Órgão Especial, do Conselho da Magistratura, e para as funções de primeiro vice-presidente, segundo vice-presidente, corregedor-geral da Justiça, corregedor da Justiça, ouvidor-geral e ouvidor.

Na atual gestão, Netto já ocupava a cúpula do TJ-PR, na função de segundo vice-presidente. Agora, ele irá substituir o desembargador Adalberto Jorge Xisto Pereira. Em breve fala aos desembargadores logo após Xisto Pereira anunciar o resultado da eleição, Netto fez elogios à condução do processo eleitoral – “eleição histórica, em formato totalmente virtual” – e prometeu “continuidade” de inovações implementadas na atual gestão. Netto também disse que assume a nova missão com “polidez, entusiasmo, pujança e humildade” e fez agradecimentos a familiares, servidores e desembargadores.

Biografia

José Laurindo de Souza Netto nasceu no dia 5 de maio de 1960, em Curitiba. Em 1982, ele se formou bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Paraná. Ingressou na magistratura após concurso público, sendo nomeado no dia 4 de abril de 1989 como Juiz Substituto da comarca de Telêmaco Borba. Foi nomeado Juiz de Direito no dia 6 de junho de 1990 e atuou nas comarcas de Ortigueira, Arapongas, Piraquara e Curitiba. No dia 17 de maio de 2010 foi promovido ao cargo de desembargador do TJ. Netto é doutor em Relações Sociais pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Autor de três livros, ele hoje é professor da Escola da Magistratura do Paraná (EMAP) e também leciona no Curso de Mestrado da Universidade Paranaense (Unipar).

A sessão que escolheu o novo presidente do TJ foi transmitida pela internet. Foto: Reprodução/YouTube
A sessão que escolheu o novo presidente do TJ foi transmitida pela internet. Foto: Reprodução/YouTube

Cúpula

Além de Netto, também foram eleitos os desembargadores Luiz Osório Moraes Panza para o cargo de primeiro vice-presidente, com 60 votos; Luiz Cezar Nicolau (candidato único) para o cargo de corregedor-geral da Justiça, com 111 votos; Joeci Machado Camargo para o cargo de segundo vice-presidente, com 86 votos; Espedito Reis do Amaral (candidato único) para o cargo de corregedor da Justiça, com 114 votos; Celso Jair Mainardi para o cargo de ouvidor-geral, com 66 votos; e Jorge de Oliveira Vargas (candidato único) para o cargo de ouvidor, com 97 votos.

Confira os nomes dos desembargadores eleitos nesta segunda-feira (9) para parte dos assentos do Órgão Especial e do Conselho da Magistratura:

  • Órgão Especial:
  • Desembargadora Vilma Régia Ramos de Rezende (OAB), com 100 votos.
  • Desembargador Clayton de Albuquerque Maranhão (MP), com 107 votos.
  • Desembargador Fábio Haick Dalla Vecchia, com 97 votos.
  • Desembargador Marco Antonio Antoniassi, com 95 votos.
  • Desembargador Fernando Ferreira de Moraes, com 92 votos.
  • Desembargador Mario Helton Jorge, com 90 votos.
  • Desembargadora Ana Lúcia Lourenço, com 88 votos.
  • Desembargadora Astrid Maranhão de Carvalho Ruthes, com 86 votos.
  • Desembargadora Lenice Bodstein, com 70 votos.
  • Conselho da Magistratura:
  • Desembargador Sigurd Roberto Bengtsson, com 104 votos.
  • Desembargador Francisco Eduardo Gonzaga de Oliveira, com 90 votos.
  • Desembargadora Themis de Almeida Furquim, com 81 votos.
  • Desembargador Roberto Antônio Massaro, com 81 votos.
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]