• Carregando...
Vestibular da UFPR terá duas fases em 2023.
Universidade Federal do Paraná abre inscrições para vestibular mais disputado no estado.| Foto: Arquivo/Gazeta do Povo

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) abre no dia 18 de julho as inscrições para o vestibular de 2023, que contará com 5.361 vagas em 126 cursos. As informações estão no edital divulgado nesta sexta-feira (1) pela instituição.

As principais notícias do Paraná no seu WhatsApp

Até meio-dia de 31 de agosto os candidatos ao vestibular da UFPR poderão se inscrever nas provas que, após dois anos em fase única, pela pandemia de Covid-19, voltam a ter duas fases, como forma de valorizar as habilidades de leitura e escrita.

No dia da abertura das inscrições também começa o prazo para pedidos de isenção da taxa de inscrição, que é de R$ 195. Podem pedir isenção dessa taxa inscritos no Cadastro Único do Governo Federal (até 27 de julho) e estudantes de escola pública que comprovem renda insuficiente, menor que 1,5 salário mínimo (até 5 de agosto).

Como em outros anos, metade das vagas destina-se à concorrência geral, sendo o restante para quem tenha cursado todo o ensino médio em escolas públicas. Esta metade irá atender também as cotas para baixa renda, pretos, pardos, indígenas e pessoas com deficiência.

Provas até em Santa Catarina

Ao fazer a inscrição o candidato deverá escolher a cidade em que deseja realizar a prova da primeira fase. Agora são 11 cidades, além de Curitiba, Jandaia do Sul, Matinhos, Palotina e Toledo, a prova poderá ser feita em Cascavel, Guarapuava, Londrina, Maringá, Paranaguá e Joinville, em Santa Catarina. A segunda fase será realizada somente em cidades que sediam o curso escolhido, com exceção dos cursos em Pontal do Paraná, cuja prova da segunda fase será realizada apenas em Matinhos.

A primeira fase das provas do vestibular da UFPR acontece em 23 de outubro, com resultado divulgado em 14 de novembro. A segunda fase acontece em dois dias: 4 de dezembro (prova de produção e compreensão de texto); e 5 de dezembro (provas específicas por curso). Candidatos ao curso de Música farão também provas de habilidades específicas (teórica e prática).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]