• Carregando...
Prédio histórico da UFPR, no Centro de Curitiba.
Prédio histórico da UFPR, no Centro de Curitiba.| Foto: Henry Milleo/Arquivo/Gazeta do Povo

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) expulsou na sexta-feira (29) o aluno do curso de Direito que enviou áudios de cunho racista, homofóbico e com apologia ao nazismo para outro estudante da instituição. A informação é da Tribuna do Paraná.

O acusado, que não teve o nome divulgado, havia sido afastado da universidade em março, após os áudios virem a público por meio de denúncia feita pela deputada estadual Ana Júlia Ribeiro (PT) em suas redes sociais.

A expulsão se justificaria porque a conduta contraria o estabelecido pelo regimento geral da universidade. Segundo a comissão responsável por analisar o caso, houve no caso “descumprimento dos deveres de manter conduta compatível com a moralidade, de observar as normas legais e regulamentares e de tratar com civilidade as pessoas, bem como ter cometido as infrações de importunar alguém, em lugar público ou acessível ao público, de modo ofensivo ao pudor; ofender a integridade física, moral ou a saúde de outrem; de molestar alguém ou perturbar-lhe a tranquilidade, por acinte ou motivo reprovável; e de praticar outras condutas reputadas como incompatíveis com a moral e os bons costumes”.

Nos áudios divulgados no início do ano, uma voz masculina usa expressões como “bichonas” e “pardinhos” em mensagens que teriam sido enviadas a um membro de um grupo de estudos da UFPR.

“Homofobia é crime só se você for viado. Você é viadão? Se você não for viado, não é crime. Tá ligado? E depende muito de quem direcionou o xingamento. Cínico, lixoso”, disse nas gravações.

Após citar um sobrenome alemão, a voz ainda comenta: “Tem lá a genealogia, o nome do meu pai e da minha mãe. A gente é branco. Branco verdadeiro. Gene alemão. Aí fico olhando vocês aí… Pardinho, misturadinho”.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]