• Carregando...
Desenvolvimento local pode levar à criação de um polo nacional de produção de imunizantes.
Desenvolvimento local pode levar à criação de um polo nacional de produção de imunizantes.| Foto: Divulgação / UFPR

A equipe responsável pelo desenvolvimento da vacina contra a Covid-19 feita na Universidade Federal do Paraná (UFPR) enviou à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) uma solicitação para que sejam iniciados os testes em humanos. Com o pedido, a agência vai ter ciência do estágio atual do processo de desenvolvimento e sugerir ajustes para as próximas etapas.

Receba as principais notícias do Paraná pelo WhatsApp

“A ideia da análise contínua permite que os próximos passos possam ser adiantados, tanto da parte burocrática quanto da experimental”, explicou o professor Emanuel Maltempi de Souza, coordenador do estudo. Não há um prazo oficial para que a Anvisa responda à solicitação.

Vacina da UFPR contra a Covid-19 é 100% nacional e terá baixo custo de produção

A vacina está em desenvolvimento desde 2020 e não depende de insumos importados, o que torna baixo o custo de produção do imunizante. A tecnologia utilizada pelos pesquisadores utiliza partes específicas da proteína que permite a entrada do coronavírus nas células saudáveis.

Assim, não é necessário usar o vírus inteiro, mesmo que inativado, na produção da vacina paranaense. Além da proteína, o imunizante usa outro componente inerte ao corpo humano, uma vez que segundo os pesquisadores trata-se de um material biodegradável e biocompatível com seres humanos.

Desenvolvimento da vacina paranaense contra a Covid-19 está em fase pré-clínica

Atualmente, o desenvolvimento está na chamada fase pré-clínica. Os pesquisadores conseguiram sintetizar a proteína a partir de células de mamíferos, e não mais a partir de bactérias como vinha sendo feito anteriormente. Com a mudança, aumentou o desenvolvimento de anticorpos neutralizantes capazes de bloquear a infecção provocada pela Covid-19.

Para concluir a etapa pré-clínica do desenvolvimento, os pesquisadores dependem do ensaio de proteção animal. Nesta etapa, que será realizada em parceria com o Instituto Carlos Chagas, animais vacinados são expostos ao coronavírus, o que permite verificar a eficácia do imunizante. Após a conclusão, e com a autorização da Anvisa, será possível planejar o recrutamento de voluntários para a primeira etapa dos testes com seres humanos.

Trabalho pode resultar na criação de um polo nacional de produção de vacinas

Mais do que concluir o desenvolvimento de uma vacina paranaense contra a Covid-19, o trabalho dos pesquisadores pode tornar realidade a criação de um polo nacional de produção e desenvolvimento de imunobiológicos, como aponta o professor Emanuel Maltempi de Souza.

“Todos temos o que aprender, isso vale para as indústrias, para os cientistas e para os órgãos reguladores. No momento em que o Brasil tiver a capacidade tecnológica de desenvolver e produzir uma vacina, estaremos em uma situação muito melhor. E isso está sendo visto pelos diversos níveis governamentais”, avaliou.

Projeto conta com financiamento governamental e doações de pessoas físicas e empresas

O trabalho de desenvolvimento está sendo custeado por recursos próprios da UFPR e do Governo do Paraná, e também por verbas federais enviadas à universidade por meio da Rede Vírus – uma iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Além do financiamento próprio e governamental, o projeto também pode ser apoiado por pessoas físicas e empresas. As doações podem ser feitas pelo site do projeto.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]