• Carregando...
Prédio histórico da UFPR, no centro de Curitiba
Prédio histórico da UFPR, no centro de Curitiba| Foto: Arnaldo Alves/Arquivo Gazeta do Povo

O Conselho Universitário da Universidade Federal do Paraná (UFPR) revogou os títulos de doutores “Honoris Causa”, concedidos durante a ditadura militar, aos presidentes Humberto de Alencar Castelo Branco, Artur Costa e Silva e Ernesto Geisel. A decisão foi tomada nesta segunda-feira (1°) em sessão extraordinária do órgão.

Receba as principais notícias do Paraná pelo WhatsApp

O título de “Honoris Causa” da UFPR foi atribuído ao presidente Humberto de Alencar Castelo Branco em 31 de julho de 1964. Para Artur Costa e Silva a honraria foi entregue em 18 de setembro de 1968 e, para Ernesto Geisel, em 16 de janeiro de 1981, em uma cerimônia.

O reitor da UFPR, Ricardo Marcelo Fonseca, afirmou que revogar os títulos aos presidentes que participaram da ditadura militar como “executores centrais das políticas de repressão e do terror de Estado” é uma medida necessária para a instituição.  "Este é o momento de reafirmar o compromisso da UFPR com a Memória. Uma instituição mais do que centenária como a nossa, sendo a universidade mais antiga do país, não pode deixar de respeitar continuamente o passado na sua real espessura e deve a cada momento se vacinar contra as ‘artimanhas da memória’ que ainda hoje atuam para distorcer, para deturpar, para desinformar”, disse o reitor.

O título de doutor “Honoris Causa” é a distinção máxima atribuída pela universidade a pessoas com reconhecimento intelectual, cultural, científico ou artístico.

MPF enviou ofício à UFPR sobre títulos  

Em 2023, o Ministério Público Federal (MPF) enviou um ofício à UFPR questionando se a universidade havia concedido títulos a “personagens que haviam sido protagonistas no período da ditadura militar”. A partir da provocação feita pelo MPF, a Secretaria de Órgãos Colegiados do gabinete da reitoria buscou nos livros das atas das sessões dos conselhos, mas não achou as homenagens.

“É claro que um debate como este, na medida em que é publicizado, causa impacto importante nas discussões internas da instituição, sobretudo considerando o grau de politização (tanto no sentido positivo quanto negativo) no âmbito da nossa universidade”, destacou o reitor da UFPR.

Após uma nova cobrança do MPF, a UFPR encontrou as atas do Conselho Universitário que registravam as homenagens entregues aos presidentes da ditadura militar. O reitor da instituição afirmou, em relatório, que ficou “surpreendido” com os títulos que “haviam se perdido em nossa memória institucional”. Depois de achar os títulos concedidos aos presidentes, o Conselho Universitário cassou as homenagens.

“A nossa participação na resistência dos momentos autoritários também faz parte de nosso percurso centenário e parece que este momento é próprio para que nós possamos reafirmar isso", destacou o reitor da UFPR.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]