
Após reportagem da Gazeta do Povo a respeito do cancelamento do evento "Voz e Vez: a liberdade de expressão e o combate a corrupção", que seria realizado no prédio de Direito da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e contaria com a presença do ex-deputado federal Deltan Dallagnol (Novo-PR), a instituição emitiu nota oficial para, segundo eles, "desmentir informações distorcidas".
Receba as principais notícias do Paraná pelo WhatsApp
De acordo com a universidade, o Setor de Ciências Jurídicas, responsável por autorizar a realização da palestra, não teria recebido a confirmação por parte de docente da Faculdade de Direito que se responsabilizaria pelo evento e acompanhamento. Essa seria uma condição indispensável para assegurar a realização nas instalações do Setor.
Na nota oficial, a UFPR destaca, ainda, que a palestra foi anunciada antes mesmo que houvesse a devida autorização formal por parte da Direção do Setor de Ciências Jurídicas, o que tiraria da responsabilidade da Reitoria arbitrar acerca da questão.
Egresso do curso de Direito da mesma UFPR, Dallagnol desmentiu a instituição e chamou a nota de "mentirosa". Segundo ele, o e-mail com o pedido do docente responsável foi enviado com sete dias de antecedência. Além disso, ele destaca que o Setor de Ciências Jurídicas respondeu a solicitação de forma negativa sob a alegação de "risco de tumulto e violência nas dependências do prédio histórico". Dallagnol recorda, também, que o movimento realizado pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE) para barrar o evento, não foi mencionado.
"A justificativa pública que estão dando é falsa. Estou com vergonha dessa decisão da UFPR. Não repudiaram a censura e o autoritarismo do DCE e nem defenderam os valores de liberdade de expressão e de cátedra que deveriam ser sagrados para a academia. Estão se submetendo de forma covarde e bovina à truculência autoritária da esquerda", lamentou.
-
Oposição vai expor intenção de voto dos senadores para dificultar ida de Dino ao STF
-
Gilmar Mendes tenta evitar “não” do Senado a Flávio Dino no STF; assista ao Sem Rodeios
-
Lula disputa holofotes com Charles III, Modi e Mia em cúpula do clima esvaziada pelas guerras
-
Brasil deve aceitar convite da Opep mas sem cota de produção, diz presidente da Petrobras
Região bilionária no agro ganha unidade da Embrapa para aves, suínos e peixes
Violência extrema e reféns sob a mira de armas: como agia o grupo que roubava cargas no Paraná
Prefeitura cancela show de Chico César após cantor ser homenageado por Lula
Polícia Federal deflagra operação contra célula do PCC que estaria envolvida com homicídios