Para tentar reduzir os acidentes de trânsito, principal causa de mortes de pessoas na faixa de 5 a 29 anos, a ONU lançou no ano passado a Declaração de Estocolmo, que prevê que os 193 estados-membros, entre outras medidas, busquem impor 30 km/h como limite de velocidade máxima nas áreas urbanas "onde usuários e veículos vulneráveis se misturam de maneira frequente e planejada, exceto onde existem fortes evidências de que velocidades mais altas são seguras".
Curitiba avançou nesse sentido tornando o limite de 50 km/h como "novo padrão" na cidade, que antes era de 60 km/h. Segundo a Secretaria de Trânsito, agora apenas 6% das vias permitem velocidade acima de 50 km/h, sendo que 49% têm limite máximo de 40 km/h e 30% tem limite de 30 km/h. A Gazeta do Povo quer saber: qual a sua opinião sobre a redução da velocidade máxima permitida nas grandes cidades? Participe, responda o quiz e receba em primeira mão, por e-mail, o resultado da pesquisa com os leitores.
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