• Carregando...
O colorido dos liquidâmbares da Rua Deputado Heitor Alencar Furtado, a Rua do Outono.
Curitiba, 03/05/2023.
Foto: José Fernando Ogura/SMCS.
O colorido dos liquidâmbares da Rua Deputado Heitor Alencar Furtado, a Rua do Outono. Curitiba, 03/05/2023. Foto: José Fernando Ogura/SMCS.| Foto: José Fernando Ogura/SMCS

Celebrar uma cidade passa também por vivê-la. Conhecer os pontos turísticos, aprender mais sobre a história, descobrir novos negócios, testar estabelecimentos gastronômicos etc. Por isso, nos 331 anos de Curitiba, o convite da revista Pinó é que você reserve um dia – ou vários – para passear pela capital paranaense, explorando tudo o que ela tem a oferecer.

Para incentivar nossos leitores, criamos quatro roteiros inspirados na temática da relação entre a cidade e o clima/tempo, um para cada estação do ano. São sugestões pensadas a partir da característica de cada estação, das opções de lazer em diferentes áreas e dos eventos programados para a cidade.

Esperamos que você teste, compartilhe, modifique e crie suas próprias rotas para trocar com amigos – e, por que não apresentar a eles? –, sem esquecer, claro, de se divertir no caminho.

Outono

Amanhecer no Parque Barigui. Curitiba 14/07/2020. Foto: Hully Paiva
Amanhecer no Parque Barigui. Curitiba 14/07/2020. Foto: Hully Paiva| Hully Paiva/SMMA
  • Os aromas frescos de pães artesanais e café da Brød Bakery criam uma atmosfera aconchegante para começar um dia de outono de passeio pela cidade.
  • Se o tempo permitir – as chuvas costumam ser comuns no começo da estação e vão diminuindo até o inverno –, o café da manhã pode ser seguido de uma revigorante caminhada no Parque Barigui, ou ainda de um passeio pela Rua Outono, no Mossunguê, onde mais de 800 árvores de liquedâmbares ficam com as folhas em tons de vermelho criando um cenário único e encantador.
  • O próximo destino é o ParkShopping Barigui, afinal, um bom curitibano sempre dá uma passadinha no shopping. Além de ver as vitrines e fazer compras, o local oferece diversas opções para almoçar, desde redes de fast food até restaurantes tradicionais da cidade.
  • Para finalizar o dia, que tal um filminho? Na proposta de curtir a cidade, a sugestão é seguir até o Cine Passeio, complexo cultural e cinema de rua, onde também é possível se aquecer com um café antes ou depois do filme.

Inverno

Mirante Marumbi, no topo do Memorial de Curitiba, tem vista privilegiada para o Centro Histórico.
Curitiba, 19/04/2023.
Foto: Cido Marques
Mirante Marumbi, no topo do Memorial de Curitiba, tem vista privilegiada para o Centro Histórico. Curitiba, 19/04/2023. Foto: Cido Marques| Cido Marques/SMCS
  • Para espantar o frio, comece com um bom café da manhã! A sugestão da vez é o brunch no Fuga Café, que tem o cuscuz como carro-chefe. Se for um daqueles dias típicos de inverno, com sol e frio, ele pode ser seguido por um passeio pelo Largo da Ordem (que fica a cerca de 10 minutos a pé do ponto de partida), subindo em direção às Ruínas de São Francisco.
  • No caminho, há diversas atrações, como a Igreja da Ordem Terceira de São Francisco das Chagas, a Casa Romário Martins, último exemplar de arquitetura colonial em Curitiba, e a Igreja do Rosário Santuário das Almas. Uma parada obrigatória é o Memorial de Curitiba, que abriga uma exposição sobre a capital e o Mirante Marumbi, com uma vista panorâmica da cidade. Aos domingos, há ainda a Feira do Largo da Ordem.
  • O passeio continua com uma visita ao Museu da Imagem e do Som (MIS), que tem como principal finalidade preservar e conservar a memória audiovisual do Paraná. Para concluir o dia dedicado à região central da cidade, a sugestão é ir até a Feira de Inverno da Osório para beber um quentão e comer um sanduíche de pernil.

Primavera

| Orlando Kissner
  • Explorar a manhã no Mercado Municipal é embarcar em uma jornada gastronômica única, onde os sabores e aromas locais se misturam de maneira irresistível. É assim que sugerimos começar um dia de primavera da capital paranaense. Além de degustar opções oferecidas no mercado, como queijos, frutas frescas e pratos típicos, é possível almoçar no local, aproveitando a diversidade culinária disponível.
  • Em seguida, nossa dica é embarcar no ônibus da Linha Turismo, que sai a cada 30 minutos e custa R$ 50, proporcionando uma maneira de explorar 26 pontos turísticos da cidade. O próximo destino, que é uma das paradas do ônibus, é o Parque Tanguá. Com seus lagos e jardins, o local oferece uma experiência visual deslumbrante, especialmente durante o pôr do sol.
  • Para finalizar a jornada com chave de ouro, aproveite a noite de temperaturas amenas para fazer um lanche no Cado’re, polo gastronômico com mais 30 opções de bares e restaurantes com ampla área aberta.

Verão

MON sem Paredes
MON sem Paredes| Albari Rosa/AEN
  • Para aproveitar um típico dia de calor em Curitiba, nada melhor do que começar com uma visita à animada Feira do Juvevê. Além de conferir as frutas, verduras, legumes, flores e artesanato, uma boa pedida é se deliciar com um pastel com caldo de cana.
  • O passeio pode continuar no Parcão do MON, a cerca de dois quilômetros dali. Lá, é possível desfrutar de um momento tranquilo, aproveitar o sol e, quem sabe, mergulhar nas páginas de um bom livro. Outra opção é contemplar as obras da exposição “MON sem Paredes”, que fica neste espaço aberto, proporcionando uma experiência cultural única. Pode ser até que você se anime para dar uma volta dentro do museu, que, normalmente, conta com cerca de 10 exposições.
  • Depois do almoço, a proposta é visitar outro canto da cidade: o Parque Gomm, no Batel. Ali, é possível fazer uma imersão em histórias da imigração inglesa e a sua contribuição para o desenvolvimento do estado.
  • Para encerrar a jornada, uma parada no Mornings, que fica a cerca de um quilômetro dali e oferece “café da manhã o dia todo”. No cardápio, pães, torradas, smoothies, cumbucas, doces, sucos e kombuchas, todos frescos e sem ingredientes de origem animal.
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]