• Carregando...
Entre as peças da mostra está a “Surdo, Logo Existo”.
Entre as peças da mostra está a “Surdo, Logo Existo”.| Foto: Giuliano Robert

O 32º Festival de Curitiba apresenta entre os dias 29 e 31 de março, no Teatro Universitário de Curitiba (TUC), a inédita Mostra Surda de Teatro. As apresentações são totalmente gratuitas e os ingressos podem ser reservados pelo Whatsapp (41) 98903-6987 - Fluindo Libras.

A Mostra Surda de Teatro tem curadoria e direção de Jonatas Medeiros e Rafaela Hoebel, artista surda. Com espetáculos e cenas curtas de diferentes regiões do Brasil, a mostra destaca e valoriza a produção teatral da comunidade surda.

A seleção levou em conta peças que têm artistas surdos em todo o processo da montagem, privilegiando as que têm surdos como protagonistas. “Quisemos mostrar a diversidade da produção do teatro surdo brasileiro. Temos tragédia, drama, palhaçaria, mímica, teatro de bonecos e teatro experimental”, conta o curador em nota.

Nesta variedade, há, inclusive, um gênero específico do teatro surdo: “Há uma performance (‘Sede de Sangue’) apenas com visualidades, sem cenário, com pouca iluminação. São os corpos dos artistas que constroem imagens de uma narrativa dramática”, acrescenta.

Confira a programação:

29 de março (sexta-feira)

Surdo, Logo Existo, às 20h
De Curitiba

A peça narra pontos históricos da proibição da língua de sinais pelo Congresso Mundial de Professores de Alunos Surdos, em Milão, em 1880, e a tomada do corpo surdo como anormal e objeto da ciência moderna. O espetáculo é composto por esquetes que apresentam diversas cenas do cotidiano das pessoas surdas, apresentando aspectos do histórico de opressão da comunidade surda e as diferentes camadas de violências em contextos dominados pela estrutura ouvinte.

30 de março (sábado)

UFC: União Força da Comédia, Mimico Putz e Palhaço Surddy, às 11h
De Macapá e Recife

Nesta peça de palhaçaria, Mimico Putz e Palhaço Surddy se enfrentam em um duelo de risadas e criatividade. Com diferentes estilos e habilidades, os dois artistas utilizam a comédia para criar um espetáculo único e inesquecível.

Espaços, às 16h
De Curitiba

Em um formato de metalinguagem, um bombeiro e uma diretora de teatro se encontram para debater sobre o local onde ficará o extintor de incêndio, novo item obrigatório que deverá ser instalado em lugar visível no teatro. Faltando apenas duas horas para iniciar a peça, ambos criam um embate sobre o local do objeto. “Espaços” é uma dramaturgia que busca investigar as macros e micros relações que temos e construímos, sobre egos, fantasias e disputas por diferentes territórios e subjetivações, em especial no espaço teatral.

Visualinguas, às 16h20
De Curitiba

(Texto traduzido para o português como segunda língua). Os Olhos e As Bocas Línguas de sociedades as mulheres surdas não-denúncias sociedade machismos poder e solo mulher surda e preta como luta, surdas feministas e manifesta se contra os machismos e sexismos para surdas sofre, denunciar sociedade.

Sede de Sangue (estreia nacional), às 21h
De Recife

Em um mundo onde a sede de poder é alimentada pelo machismo, a trama se desenrola através das adversidades enfrentadas por uma jovem mulher surda diante de um homem. Essa narrativa revela os danos individuais e sociais causados por atitudes como assédio, menosprezo do feminino, estupro e violência nos relacionamentos, deixando cicatrizes profundas. No entanto, essa mulher surda consegue escapar desse ciclo de opressão, virando o jogo da violência. A peça visual, destaca a busca pela liberdade genuína, questionando se as mulheres são verdadeiramente livres e se seus direitos são equiparados aos dos homens. E quando a violência é a mesma, porém uma vingança? “Mulher é ser de carne e osso, pulsante de sentimentos, e está na hora de reconhecermos isso!”

31 de março (domingo)

Um Perfume Pra Te Conquistar, às 11h
De Florianópolis

A peça apresenta de forma romântica e engraçada a história de um palhaço surdo, apaixonado e galanteador, que busca de todas as formas conquistar o coração de sua amada. Criada, produzida e encenada pelo casal Rodrigo Custódio e Natália Rigo – conhecidos artisticamente como Bibi&Nati –, a esquete compreende a poética do Teatro de Animação em Língua de Sinais (TALS). A técnica envolve a animação de bonecos híbridos, cujos corpos se mesclam com os dos atores. Desde 2011, Bibi&Nati vêm trabalhando com esse encantador gênero teatral. A mostra encanta o público infantil e adulto, surdo e ouvinte usuário da língua de sinais, ao inovar e compartilhar desse rico encontro de técnicas e estéticas.

Dois Perdidos: A Língua não dita numa relação, às 18h
De São Paulo

Dois homens, um intérprete de Libras e um Surdo estão em cena discutindo questões acerca de dois mundos, o privilégio de ouvir e o mundo surdo. Conflitos e choques culturais são colocados em um mesmo ambiente e, ambos, precisam resolver, ou não. Livremente inspirado no universo de Plínio Marcos.

Serviço

  • O quê? Mostra Surda e Teatro - 32º Festival de Curitiba
  • Quando? 29, 30 e 31 de março
  • Onde? Teatro Universitário de Curitiba (TUC) - Galeria Júlio Moreira, Tv. Nestor de Castro, s/nº - Centro
  • Ingressos gratuitos devem ser reservados com a Fluido Libras pelo whatsapp (41) 98903-6987.
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]