i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
planejamento

252 cidades do Paraná devem perder população até 2040; veja quais são

Projeção do Ipardes leva em conta tendências observadas nos censos de 2000 e 2010 e mostra um estado mais idoso

  • PorRosana Felix
  • 09/07/2017 20:00
Cataratas do Iguaçu: Foz perderá 15,6% da população até 2040. | Christian Rizzi/Gazeta do Povo
Cataratas do Iguaçu: Foz perderá 15,6% da população até 2040.| Foto: Christian Rizzi/Gazeta do Povo

Dos 399 municípios do Paraná, 252 vão perder população até 2040. A projeção foi feita pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes) com base nas estimativas populacionais de 2017. Outros dados confirmam a tendência mundial de envelhecimento da população e diminuição no número de jovens.

INFOGRÁFICO:Veja projeção da população em cada um dos 399 municípios do estado até 2040.

O diretor de pesquisas do Ipardes, Daniel Nojima, explica que a projeção que indica redução no número de habitantes gera apreensão nos prefeitos e gestores públicos, mas que isso não implica, necessariamente, em queda da renda municipal e empobrecimento. “Os municípios pequenos têm uma base forte no agronegócio. Com a modernização da agricultura, é normal ter menos pessoas dedicadas ao campo, que se mudam, mas a atividade continua gerando renda e outros empregos”, afirma.

Celso Nascimento - Pesquisa não é profecia: não há favorito na eleição para governador do Paraná

Leia matéria completa aqui

Alguns serviços, porém, deixarão de existir, por não haver demanda suficiente em determinadas localidades. A tendência, porém, é que as migrações ocorram de municípios pequenos para polos regionais, e não tanto para a capital ou grandes cidades.

Fazendo a projeção da população com base no Censo de 2010, são 223 municípios que têm perda populacional até 2040. Desses, 204 têm até 20 mil habitantes. “Esses 204 municípios representam 38,6% do PIB agropecuário do Paraná”, explica Nojima.

Os dados precisam ser entendidos como ferramenta de planejamento de políticas públicas, defende o pesquisador. “É preciso pensar na infraestrutura que a cidade vai ter, para receber no futuro mais ou menos pessoas, mais idosos e menos jovens”, explica.

O Paraná deve chegar a 2040 com 12,2 milhões de habitantes, crescimento de 7,8% em relação ao número atual. A população na faixa de 0 a 14 anos deve passar de 20,8% para 14,6%. Por outro lado, os idosos com 65 anos ou mais, representarão 19,9% da população total.

“A partir dos dados pode-se imaginar que haverá pressão maior por gastos na saúde e necessidade menor de investimentos em educação, porque haverá menos jovens”, exemplifica Nojima.

Empresas

A iniciativa privada também pode considerar os dados de projeção para decidir sobre seus investimentos. “Cianorte é um município que vai crescer muito, assim como Francisco Beltrão. Serão novos subpolos regionais, que demandarão mais serviços”, observa. Essas duas cidades passarão dos 100 mil habitantes. Outra que entrará na lista é Sarandi.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.