• Carregando...
Destroços do avião que levava o deputado estadual Bernardo Ribas Carli. | Corpo de Bombeiros/Divulgação
Destroços do avião que levava o deputado estadual Bernardo Ribas Carli.| Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação

O agricultor Adilson Batista estava na residência do pai, na área rural de Paula Freitas, Sul do Paraná, quando testemunhou o acidente que matou o deputado estadual Bernardo Ribas Carli (PSDB) e outras duas pessoas, na manhã deste domingo (22). Segundo ele, o avião parecia ter falhas no motor. “Ele passou duas vezes em cima da casa do pai com o motor pifando e caiu aqui”, contou. Fragmentos da aeronave ficaram bem próximos da moradia que fica ao lado do lote de terras em que aconteceu o acidente (veja no mapa ).

O avião – um bimotor de pequeno porte -– caiu no terreno de Jair Cubas, patrão de Batista, no meio de uma plantação de eucaliptos. A testemunha disse ter procurado primeiro em um terreno ao lado, mas depois viu o local exato em que estavam os destroços. A localidade fica na comunidade de Bela Vista, área rural do município. Em seguida, o agricultor comunicou a Polícia Militar sobre o acidente.

Leia também: Deputado era herdeiro político de família tradicional de Guarapuava

As causas da tragédia estão sendo investigadas, mas o relato indica que a aeronave perdeu altura e começou a descer sobre os eucaliptos. Após bater nas copas mais altas, foi se fragmentando e, de acordo com os relatos, houve uma explosão ao cair no chão. Segundo fontes que estavam a trabalho no local do acidente, ficou impossível identificar o prefixo ou modelo do avião apenas pelos destroços.

A Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros estavam fazendo guarda do local, durante a tarde e início da noite de domingo. O isolamento mantinha curiosos e profissionais de imprensa a certa distância, enquanto aguardavam autoridades do Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta) para realizarem a perícia e liberarem a área.

Corpo de Bombeiros e Polícia Militar isolam a área onde ocorreu o acidente.Sidnei Muran/Gazeta do Povo

Leia também: Governo decreta luto. Veja repercussão

Trajeto

O avião saiu de Guarapuava com destino a União da Vitória. Os dados da decolagem detalham que a aeronave era um Piper PA-34-220T Seneca V, prefixo PR-DMC, operado por Siderquímica Indústria e Comércio de Produtos Químicos S/A. Além de Bernardo Ribas Carli, embarcaram o piloto, Laércio Tavares e o copiloto Luis Fernando Correa de Souza.

O parlamentar teria agenda política e iria participar da tradicional festa do motorista em União da Vitória, com o prefeito Santin Roveda (PR). “Eu achei que ele viria de carro”, disse o prefeito. “Eu imagino que o piloto deveria ter consciência que União da Vitória é fechada”, afirmou Roveda sobre as condições atmosféricas que dificultam pousos e decolagens no Aeroporto Municipal José Cleto.

Roveda recebeu uma mensagem de Carli, pouco antes da decolagem de Guarapuava, perto das 8h50, informando que ele iria de avião. O prefeito então foi ao aeroporto da cidade, onde horas depois recebeu informação sobre a tragédia. O governo do estado e a Assembleia Legislativa decretaram luto de três dias.

O parlamentar

Bernardo Ribas Carli era irmão do ex-deputado Luiz Fernando Ribas Carli Filho, que foi condenado pela morte de dois jovens em um acidente de trânsito em Curitiba, em 2009.

Natural de Guarapuava, no centro-sul paranaense, Bernardo Carli era administrador de empresas e cumpria seu segundo mandato como deputado estadual. Aos 32 anos, era o herdeiro político da tradicional família da cidade.

O corpo do deputado será velado na prefeitura de Guarapuava, em cerimônia aberta ao público a partir das 8 horas desta segunda-feira (23).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]