• Carregando...
 | Arquivo/Gazeta do Povo
| Foto: Arquivo/Gazeta do Povo

A cerca de oito meses para as eleições, o processo de cadastramento biométrico para o pleito de outubro entra na fase final. Para este ano, o cadastramento é obrigatório em 716 cidades do país. Dessas, 535 já encerraram o procedimento. Em outras 181 cidades de dez estados, o prazo é até março.

No Paraná, eleitores de 30 municípios terão até no máximo o dia 28 do mês que vem para cumprir a exigência da Justiça Eleitoral (veja quadro abaixo). É preciso comparecer ao cartório eleitoral levando documento original com foto, comprovante de endereço dos últimos três meses e título de eleitor (este último não é obrigatório).

LEIA TAMBÉM:Polêmica de 2018, “autofinanciamento” de deputados do Paraná ultrapassou R$ 10 mi em 2014

Quem perde o prazo tem o título de eleitor suspenso, e a partir de 9 de maio – quando o cadastro de eleitores é fechado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) – o documento será cancelado. Além de não poder votar, não é possível, por exemplo, assumir cargos públicos ou emitir passaporte.

Se o eleitor não se lembra se já fez o procedimento, pode comparecer ao cartório eleitoral ou baixar o aplicativo e-Título, do TSE, disponível para aparelhos Android e iPhone. Após preencher os dados solicitados, se a foto do eleitor for exibida pelo aplicativo, significa que a biometria já foi cadastrada. No caso de eleitores que fizeram o título após 2013, a informação sobre a biometria já consta no documento.

Segundo o TSE, mais da metade dos eleitores do país já fizeram o procedimento, contando eleições passadas, o que totaliza cerca de 76 milhões de cadastrados. A meta do tribunal é concluir o cadastramento no país até 2022.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]