• Carregando...
Cássio Telles, presidente eleito da OAB-PR para o período 2019-2021. | Guilherme Pupo/Divulgação
Cássio Telles, presidente eleito da OAB-PR para o período 2019-2021.| Foto: Guilherme Pupo/Divulgação

A tradicional chapa XI de Agosto, de situação, venceu a eleição para dirigir a seção paranaense da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PR). Na disputa desta quinta-feira (22), o grupo encabeçado por Cássio Telles derrotou os oposicionistas da Algo Novo na OAB, formada por um conjunto de lideranças políticas ligadas ao PT e outros partidos de esquerda.

Com 98% das urnas apuradas até às 10 horas desta sexta-feira (23), a XI de Agosto tinha 68,72% dos votos válidos contra 31,28% da Algo Novo na OAB, do advogado Manoel Caetano Ferreira Filho. Os 2% restantes se referem a votos em cédula. A votação foi em urna eletrônica, mas algumas subseções precisaram usar papel.

LEIA TAMBÉM: O tom político que marcou a eleição da OAB-PR

De 2019 a 2021, Cássio Telles vai gerir um orçamento anual na casa de R$ 65 milhões. Ele foi presidente da subseção da OAB de Pato Branco e atualmente é presidente da Comissão Nacional de Prerrogativas e conselheiro federal. É advogado militante desde 1987, formado pela Faculdade de Direito de Curitiba. Um ano antes, graduou-se em Economia pela UFPR.

Além da defesa das prerrogativas profissionais como principal meta de gestão, a XI de Agosto prometeu durante a campanha atuar pela dignidade financeira da advocacia. Também faz parte do planejamento investir na Escola Superior da Advocacia, voltada para o aprimoramento de profissionais. “Hoje, nós vemos com frequência a quebra do sigilo das comunicações entre cliente e advogado, buscas e apreensões em escritórios de advocacia, de forma genérica, magistrados que se recusam a receber a advocacia, em alguns casos a terceirização das decisões sem que magistrados ao menos leiam com atenção despachos e sentenças”, afirmou em recente entrevista à Gazeta do Povo o presidente eleito da OAB-PR.

EDITORIAL: O futuro da OAB-PR está em jogo

“Estamos programando inúmeras atividades de capacitação da advocacia iniciante, de atualização da advocacia, de divulgação de novos nichos de mercado. Enfim, temos que projetar a advocacia do futuro e trabalhar para que nossos colegas estejam sintonizados com as transformações que a sociedade vem experimentando”, declarou Telles.

A eleição

Dos 68 mil advogados paranaenses, 53,9 mil – 24,2 mil em Curitiba e 29,7 mil no interior – podiam votar por estarem em dia com a anuidade da Ordem. Aqueles que não puderam comparecer deverão justificar a ausência, procedimento que pode ser feito por meio do Portal das Eleições da OAB Paraná.

No total, a eleição desta quinta preencheu 844 cargos: os postos do conselho seccional e a diretoria, as vagas no Conselho Federal, a diretoria da Caixa de Assistência dos Advogados (CAA-PR) e as diretorias das 48 subseções ou dos conselhos subseccionais.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]