• Carregando...
Cida Borghetti e Ratinho Junior em entrevista após reunião que definiu nova data para o início da transição do governo do Paraná. | Alexandre Mazzo/Gazeta do Povo
Cida Borghetti e Ratinho Junior em entrevista após reunião que definiu nova data para o início da transição do governo do Paraná.| Foto: Alexandre Mazzo/Gazeta do Povo

A governadora Cida Borghetti (PP) aceitou antecipar em duas semanas a transição de gestão para Ratinho Junior (PSD) : de 3 de dezembro para 19 de novembro. As primeiras preocupações do governador eleito são a Operação Verão, no litoral do estado, o início do ano letivo nas escolas estaduais e contratos que vencem no começo de 2019. Ratinho assume o cargo em 1° de janeiro.

VÍDEO: Clique aqui e veja a coletiva de imprensa com Cida Borghetti e Ratinho Junior

Há três semanas, Ratinho vinha tentando convencer Cida a começar mais cedo a transição de governo. Diante da insistência, a atual governadora afirmou que tudo foi acordado com base numa “conversa bastante franca, ampla e transparente”. Numa coletiva de imprensa conjunta, ao lado de Cida, Ratinho agradeceu a “gentileza” em antecipar os prazos, para que a equipe dele possa acompanhar as decisões estratégicas tomadas pela atual gestão e se organizar melhor até janeiro.

Aos jornalistas, o governador eleito afirmou que, no encontro do próximo dia 19, será elaborado um cronograma de trabalho para a transição. Além disso, as duas equipes discutirão os termos de um projeto de lei sobre Parcerias Público-Privadas (PPPs), a ser encaminhado à Assembleia Legislativa ainda neste ano. Tanto Cida quanto Ratinho têm um esboço de proposta e a ideia é mesclar os textos. Segundo o político do PSD, a gestão de presídios e de imóveis do governo do estado são áreas que podem ser tocadas por meio de PPPs a partir do ano que vem.

As duas equipes

Após uma reunião de cerca de meia hora, Cida confirmou os cinco nomes que indicará para a transição: Dilceu Sperafico, chefe da Casa Civil; José Luiz Bovo, secretário da Fazenda; Carlos Eduardo de Moura, controlador-geral do Estado; Sandro Kozikoski, procurador-geral do Estado; e Silvio Barros, secretário do Desenvolvimento Urbano.

Já Ratinho disse que pretende indicar de oito a dez nomes, apesar de o decreto da transição prever a nomeação de cinco pessoas. Entre eles, estarão Reinhold Stephanes, ex-ministro e coordenador do plano de governo do governador eleito; Guto Silva, deputado estadual e provável chefe da Casa Civil; João Carlos Ortega, ex-secretário do Desenvolvimento Urbano; Norberto Ortigara, ex-secretário da Agricultura; Claudio Stabile, ex-diretor de Administração e Finanças do Paranacidade; Nildo Lübke, ex-secretário de Ciência e Tecnologia; e Heraldo Alves das Neves, atual secretário de Administração e Recursos Humanos da prefeitura de Curitiba.

Sobre o secretariado, Ratinho afirmou que só anunciará os nomes entre o final deste mês e o começo de dezembro, após a Fundação Dom Cabral concluir o estudo de reestruturação administrativa do estado. Até agora, o único secretário anunciado é o general Luiz Felipe Kraemer Carbonell, que comandará a pasta da Segurança Pública.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]