• Carregando...
Lançamento oficial da campanha de Cida: Greca lado a  lado com a candidata. | Divulgação/
Lançamento oficial da campanha de Cida: Greca lado a lado com a candidata.| Foto: Divulgação/

Se a agenda da governadora e candidata à reeleição Cida Borghetti (PP) se confirmar para esta segunda-feira (3), ela passará cerca de cinco horas ao lado do prefeito de Curitiba, Rafael Greca (PMN). A parceria entre os dois tem se tornado cada vez mais frequente com o avanço da campanha eleitoral, uma estratégia da pepista para tentar conquistar mais eleitores na capital.

Tanto Cida quanto seu principal oponente, Ratinho Jr. (PSD) têm índices piores de intenção de voto na capital. Na pesquisa Ibope/RPC* divulgada em 22 de agosto, ela aparece com 15% das menções em todo o Paraná; no interior, com 16% e; na capital, com 13%. Ratinho, líder no levantamento, tem 33% das intenções de voto no total; o mesmo índice no interior e 25% em Curitiba.

Às 10h30 de segunda-feira, os dois participam de um desfile cívicos na Regional do Cajuru, programação que faz parte das comemorações da Semana da Pátria. Ao meio-dia, a previsão é de visita ao Mercado Municipal de Curitiba – ainda que, regularmente, muitos feirantes nem abram as bancas, tirando o dia de descanso após o fim de semana. Às 15h, outro desfile, esse na Regional da Cidade Industrial.

Neste domingo (2), ambos tinham programado dois eventos juntos: o desfile cívico na Regional Pinheirinho e, depois, o churrasco mensal da instituição Pequeno Cotolengo. Na sexta-feira (31), eles fizeram a abertura das festividades da Semana da Pátria, no pátio do Palácio Iguaçu, depois almoçaram em uma churrascaria do bairro Boqueirão e fizeram uma caminhada pela região.

A primeira notícia divulgada pela assessoria de imprensa da candidata no grupo “notícias campanha Cida” destaca, justamente, uma fala elogiosa de Rafael Greca, feita na noite de 21 de agosto, na abertura do comitê eleitoral do deputado federal e candidato à reeleição Luciano Ducci (PSB). Dois dias depois, o prefeito de Curitiba esteve presente no lançamento oficial da campanha à reeleição da governadora e dos candidatos ao Senado Beto Richa (PSDB) e Alex Canziani (PTB). Nas fotos divulgadas, porém, é Greca quem aparece ombro a ombro com Cida, além do candidato à vice, Coronel Malucelli (PMN).

No dia seguinte (24), Cida e Greca estiveram juntos em um almoço no restaurante popular da Rua da Cidadania da Matriz, na Praça Rui Barbosa; no sábado (25), depois de eventos no interior do estado (Cianorte e Umuarama), ela participou ao lado de Greca de um evento no Restaurante Madalosso alusivo ao Dia do Maçon e uma homenagem ao exército brasileiro. No domingo (26), além de acompanharem o funcionamento de uma linha metropolitana entre Curitiba e Almirante Tamandaré e de fazerem uma caminhada pelo Bosque do Papa, governadora e prefeito jantaram juntos novamente, em um evento com feirantes da cidade no Restaurante Siciliano.

A abertura do comitê oficial da deputada estadual e candidata à reeleição Maria Victoria (PP), na noite do dia 27, contou com a presença de vários políticos, como o da governadora, mãe dela, e também do prefeito Greca, que novamente ocupou lugar de destaque nas fotos divulgadas.

O perfil de Rafael Greca no Facebook tem destacado todos esses eventos. Ele tem cerca de 107 mil seguidores e faz postagens constantemente. Greca foi eleito prefeito no segundo turno de 2014, com 461,7 mil votos, ou 53% do total.

Metodologia da pesquisa citadas

*A pesquisa foi realizada pelo Ibope de 16/ago a 22/ago/2018 com 1.008 entrevistados (Paraná). Contratada por: Rede Paranaense de Comunicação. Registro no TSE: PR-04869/2018. Margem de erro: 3 pontos percentuais. Confiança: 95%. OBS: A pesquisa foi impugnada por duas representações eleitorais, ajuizadas por interessados diversos, segundo os quais não atendeu aos requisitos previstos na Resolução n. 23.459/TSE, especialmente quanto à insuficiente estratificação para o nível econômico dos eleitores respondentes.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]