• Carregando...
Richa participou de debate na Gazeta do Povo na última terça (28). | Fernando Zequinão/Gazeta do Povo
Richa participou de debate na Gazeta do Povo na última terça (28).| Foto: Fernando Zequinão/Gazeta do Povo

Depois de passar por uma saia justa durante debate nos estúdios da Gazeta do Povo, na terça-feira passada (28), o ex-governador e candidato ao Senado Beto Richa (PSDB) defendeu em vídeo o avanço da Educação durante os sete anos em que esteve à frente do Palácio Iguaçu. As imagens foram ao ar no horário eleitoral gratuito de sexta (31) e replicadas em sua página no Facebook no sábado (1°). No discurso, ele destaca recursos liberados para a área e investimentos feitos no sistema de educação especial – justamente os temas levantados por seu concorrente Flavio Arns (Rede) durante a sabatina e que o colocaram contra a parede. A assessoria de Richa afirmou, contudo, que o vídeo foi gravado antes da sabatina.

Veja o vídeo completo

Vice e secretário de Educação de Beto Richa entre 2011 e 2014, Arns, que também busca uma das cadeiras ao Senado nestas eleições, dirigiu muito de seu discurso na sabatina para a comunidade ligada à educação especial e aos professores, categoria com quem Beto Richa construiu relação muito frágil durante os oito anos em que esteve na chefia do Palácio Iguaçu. Ele chegou a sugerir ainda que foi a falta de diálogo com os docentes que levou a um dos episódios mais traumáticos da carreira de Richa à frente do governo: o 29 de abril, quando mais de 200 pessoas ficaram feridos em um protesto de professores contido por forças policiais.

CAIXA ZERO: Em debate quente, Flavio Arns acusa Beto Richa de desmonte da educação

O tema irritou Richa, que também foi criticado pelo ex-aliado por, segundo ele, dar brechas para o enfraquecimento das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes) e de outras entidades para pessoas com deficiência. Na sabatina, sua resposta foi de que os investimentos na área subiram de R$ 75 milhões em 2014 para R$ 155 milhões em 2017. “Se faltou dinheiro na merenda, se faltou um pouco mais por professor, no conjunto total o investimento foi mais do que o dobro do final de 2014, quando você ainda era secretário da educação. Não tem como dizer que os investimentos não foram crescentes”, respondeu Richa no dia.

DESEJOS PARA O PARANÁ: Aproximação entre universidades e iniciativa privada

No vídeo divulgado em sua página no Facebook neste sábado, Richa voltou a se defender, inclusive, falando das Apaes. “Em 2013, incluímos as Apaes no sistema estadual de Educação. Com isso, elas passaram a receber material didático, veículos adaptados e ajuda financeira. Quarenta e cinco mil alunos foram beneficiados. Enquanto uns queriam fechar as Apaes, nós ficamos ao lado dos estudantes e suas famílias. Agora, vamos levar para Brasília a nossa bandeira pela educação especial”, afirmou.

No vídeo, o ex-governador também falou que sua gestão foi de “valorização da Educação”, com um aumento de 150% no salário médio dos professores em sete anos e uma fatia de 36% de toda a receita do Estado exclusivamente para a área.

No domingo (2), a assessoria de Richa entrou em contato para dizer que o vídeo em questão fez parte do horário eleitoral de sexta-feira (31) do candidato, ou seja, que já estava programado e que não se trata, portanto, de uma resposta a Arns.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]