• Carregando...
Cida, Ratinho, Rosinha e Arruda durante o debate da Band | Albari Rosa/Gazeta do Povo
Cida, Ratinho, Rosinha e Arruda durante o debate da Band| Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo

Não precisamos ir longe e falar de todas as mídias sociais: só o comportamento no Facebook dos candidatos mostra bastante da postura de campanha de cada um na corrida para o governo do Paraná.

Os quatro principais candidatos ao cargo, de acordo com o levantamento do Ibope, Ratinho Junior (PSD), Cida Borghetti (PP), João Arruda (MDB) e Dr. Rosinha (PT) estão usando linguagens e discursos bastante diferentes entre si.

O Facebook, além de informativo, é usado como um canal de comunicação direto com o eleitor. O objetivo ali é mostrar o dia a dia do candidato e gerar proximidade.

Abaixo, veja como cada candidato opta por usar a ferramenta e entenda como isso reflete diretamente no cenário da campanha:

“Preparado e com discurso alinhado”

Ratinho Jr. (PSD) é um dos mais ativos nas redes sociais e o candidato com maior número de curtidas no Facebook. No dia 26 de abril de 2018, o deputado tinha 633.850 curtidas, sendo que mais de 115 mil foram conquistadas entre o final de novembro de 2017 e abril deste ano. Agora, já são 663.177 pessoas dando like na sua fanpage.

Em boa parte das fotos, Ratinho Jr. aparece em meio à população ou a funcionários de empresas e fábricas que visita, com legendas e textos que evidenciam o Paraná, o paranaense e a as ideias que devem guiar suas propostas para o governo. Há também encontros com autoridades políticas que já demonstraram apoio a sua candidatura. E a hashtag #ChegouAHoradeMudar, seu mote de campanha, também não falta.

Ratinho costuma responder aos comentários, críticas e elogios, e os posts que geram maior número de reações são exatamente os que reforçam a imagem do ‘paranaense’. Em imagens, ele aproveita para apresentar as suas propostas. Desenvolveu também no seu design um selo de “estou pronto”, usando ainda uma referência à bandeira do Brasil.

Um canal claro com as mulheres

A atual governadora Cida Borghetti (PP), que concorre à reeleição, também serve o ‘menu completo’. Ali tem espaço para a agenda da governadora, os eventos que participa, as viagens pelo interior do Paraná – ou, como a governadora reforça, sua gestão municipalista.

Com 78.202 curtidas, 32 mil a mais que em novembro de 2017, seus posts costumam ter uma média alta de reações, alguns deles com até mais de 10 mil. Na maioria das vezes, os textos vêm acompanhados de fotos, mas Cida também tem publicado alguns vídeos com pronunciamentos ou eventos especiais, com uma estratégia clara de tentar aproximar o seu eleitor e levá-lo a todos os lugares, como o seu escritório, cozinha e sofá de casa.

Nos últimos dias, ela postou um vídeo cozinhando em casa enquanto falava o quanto estava se preparando para o debate da Band, que aconteceu no dia 16. Seu vídeo cozinhando teve mais de 22 mil visualizações. Outro vídeo bastante comentado na sua fanpage é o de um de domingo à noite, mostrando a candidata lendo uma reportagem sobre o estado no jornal Folha de S. Paulo. Cida, entre os quatro, é a candidata com melhor “timing” nas redes sociais quando fala de agenda.

Pegando no tranco

Com uma “campanha express”, lançada quase que aos 45 minutos do segundo tempo, o candidato João Arruda (MDB) tem o número de 67.819 curtidas. Já se falava muito sobre as eleições quando ele alterou o nome da sua fanpage de “deputado federal João Arruda” para apenas “João Arruda”.

O número de interações é mais baixo do que o dos outros candidatos, fechando entre 50 e 150 curtidas, na média. Arruda está usando o Facebook como registro de agenda, para postar fotos e vídeos – muitas vezes sem ser um conteúdo extremamente produzido. As publicações ainda não têm uma identidade visual padronizada.

Além disso, pequenos vídeos com temas de campanha e propostas estão sendo postados: sem média de visualizações e oscilando bastante, os vídeos podem ter de 300 a 1 mil expectadores. A última postagem com tom mais pessoal foi feita no dia 15 de agosto, mostrando o deputado em casa com a esposa Paola Arruda, assistindo à televisão – sem repercussão, o post teve seis comentários.

Muito irônico e cheio de memes

Quem diria: aos 67 anos, Dr. Rosinha, o candidato mais velho entre os quatro, foi quem adotou a postura mais jovem e divertida no Facebook. A começar pela sua foto de perfil, que é uma ilustração, ele tenta se conectar com o eleitor jovem que está cansado da política atual. A escolha das letras também é uma comunicação muito mais alegre e jovial.

Até agora, 55.907 curtiram sua fanpage e acompanham o seu conteúdo. A ironia reflete a postura do candidato no debate da Band com o que ele mesmo chama de “#PilulasdoRosinha: no humor e na ironia há verdade!”.

“Desculpem pelo ato falho de ter confundido o candidato Ratinho Junior com Beto Richa agora no #DebateBandPR. É que na minha cabeça é tudo tão parecido...”, escreveu. Ele também usa onomatopeias como “cof, cof”, se apropria de memes famosos como o “expectativa x realidade” e abusa de gifs e vídeos.

Você se lembra do jogo do “Domingo Legal”, programa do SBT apresentado por Gugu Liberato, no SBT? Até isso virou um gif com a transição de alguns líderes políticos em sua fanpage. A publicação chegou a 1 mil compartilhamentos.

Por fim, Rosinha é o único a falar bastante da campanha nacional e sobre Lula, postando matérias de jornais e fazendo análises.

* Pesquisa realizada pelo Ibope de 16 de agosto a 22 de agosto com 1008 entrevistados (Paraná). Contratada pela REDE PARANAENSE DE COMUNICAÇÃO (RPC). Registro no TSE: PR-04869/2018. Margem de erro: 3 pontos porcentuais. Confiança: 95%. A pesquisa está sendo impugnada por duas representações eleitorais, ajuizadas por interessados diversos, segundo os quais a pesquisa não atendeu aos requisitos previstos na Resolução n. 23.459/TSE, especialmente quanto à insuficiente estratificação para o nível econômico dos eleitores respondentes.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]