• Carregando...
Rosinha e Arruda descontraídos durante debate na Gazeta do Povo: alvos em comum. | Albari Rosa/Gazeta do Povo
Rosinha e Arruda descontraídos durante debate na Gazeta do Povo: alvos em comum.| Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo

Dr. Rosinha (PT) e João Arruda (MDB) representaram papéis muito parecidos no debate da Gazeta do Povo desta terça-feira (21). Em 1h30 falaram sobre projetos comuns para os próximos anos, evitaram ataques e tentaram colar em Cida Borghetti (PP) e Ratinho Jr. (PSD) a marca da continuidade da gestão de Beto Richa (PSDB) e dos problemas com o funcionalismo público.

Arruda chegou a falar que o tucano não gosta de trabalhar e o chamou de preguiçoso. “Quem mandava no governo Beto Richa era o Ratinho Jr., secretário de Desenvolvimento Urbano”, disse. Dr. Rosinha afirmou que o atual governo não errou na condução do mandato, mas que “as destruições da universidade pública e da educação” eram projetos de governo. “O programa de Beto nunca foi questionado por Cida e Ratinho Jr.”.

VEJA MAIS: Pedágio, conta de luz...Seis temas quentes do debate entre Rosinha e Arruda. Assista!

Arruda também argumentou que Ratinho Jr. faz parte das famílias que governaram o Paraná, ao contrário da campanha do candidato do PSD, que fala em “ruptura”.

A estratégia leva em consideração a pesquisa eleitoral divulgada na última semana, que aponta Ratinho Jr. e Cida liderando a corrida eleitoral bem à frente de Arruda, terceiro colocado, e também diverge da postura do candidato do PT no debate na Band e nas redes sociais. A campanha de Dr. Rosinha usou um meme para aproximar Arruda de Michel Temer (MDB) e criticou o voto favorável do emedebista à PEC do Teto durante o debate. Na Band, Rosinha ainda afirmou que Arruda não é de esquerda (apesar da defesa de pautas ligadas ao tio, o senador e ex-governador Roberto Requião).

DESEJOS PARA O PARANÁ: Eficiência administrativa

As críticas à dupla de ex-aliados de Richa começaram logo na primeira pergunta. O formato do debate da Gazeta do Povo não prevê interferências, ou seja, os candidatos podem conversar livremente sobre qualquer tema. Arruda perguntou justamente sobre Desenvolvimento Urbano, pasta ocupada por Ratinho Jr. no governo estadual. Ele criticou o que chamou de relação fisiológica do candidato com os prefeitos. “Governavam no toma lá dá cá. Prefeito entrava no Palácio e já pediam para mudar de partido em troca de convênio, em troca de apoio para governador e o secretário, candidatos nesse ano”, afirmou.

As críticas também subiram de tom na menção ao 29 de abril, dia da Batalha do Centro Cívico. “Primeira coisa a se fazer é não bater em professor, não bater em funcionário público”, disse Rosinha, quando questionado sobre projetos na área da educação. Arruda lembrou que visitou os deputados estaduais em busca de apoio contra a votação daquele projeto e que Ratinho Jr. “não fez nada”. “Nessa época aparecem salvadores da pátria, cospem no prato que comeram, são desleais. Se apresentam como independentes, vestem uma máscara no período eleitoral. Isso me envergonha na campanha”, completou.

As pautas dos dois candidatos tiveram tom mais progressista e se aproximaram nos temas pedágio, logística, segurança pública, políticas para as minorias, relação com as estatais e até mesmo na indicação de vices mulheres (Eliana Cortez pelo MDB e Anaterra Viana pelo PT).

MELHORES MOMENTOS: Cida e Ratinho debatem ‘cara a cara’ na Gazeta do Povo

ELEIÇÕES 2018: veja quem são os candidatos

Arruda ainda prometeu reduzir o custo da energia e a conta de água, e a adotar a redução do ICMS do gás proposta pelo PDT, que compõe sua chapa. Rosinha disse que vai rever as políticas de distribuição de lucros da Copel e Sanepar, voltar com a tarifa social de água a 10m³ e a tarifa social zero para quem consumir até 120 KW/h.

Veja a íntegra do debate:

O IRG Pesquisas ouviu 1.250 eleitores em 75 cidades paranaenses entre os dias 9 e 14 de agosto. O grau de confiança é de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número PR-09806/2018 e foi encomendada pelo jornal Bem Paraná. A margem de erro é de 2,8% para mais ou para menos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]