• Carregando...
Presidenciável Henrique Meirelles e candidato ao governo do Paraná João Arruda em evento em Curitiba | Eduardo Matysiak/MDB
Presidenciável Henrique Meirelles e candidato ao governo do Paraná João Arruda em evento em Curitiba| Foto: Eduardo Matysiak/MDB

João Arruda (MDB) participou na manhã desta sexta-feira (28) de um evento na Associação Comercial do Paraná (ACP) com o presidenciável Henrique Meirelles (MDB). Os dois aproveitaram o evento para trocar apoio. “Tenho ao meu lado o próximo governador, João Arruda, estamos trabalhando juntos e vamos fazer uma grande parceria a partir de janeiro de 2019”, afirmou o ex-ministro da Fazenda de Michel Temer (MDB).

O evento foi organizado pelos Conselhos de Jovens Empreendedores da ACP, Instituto Democracia e Liberdade e Movimento Pró-Paraná. Meirelles ainda visita a Pastoral da Criança e o Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Paraná nesta sexta.

Esse foi o segundo encontro entre Arruda e Meirelles no Paraná. No fim de agosto, os emedebistas se encontraram em Cascavel, na região Oeste. “Meirelles é o nosso candidato, tenho dito com muita clareza”, afirmou o candidato ao governo do Paraná, que também é apoiado por Ciro Gomes (PDT) por conta da coligação MDB-PDT-SD-PCdoB.

Questionado se pretende desenvolver alguma proposta concreta para o Paraná, Meirelles disse que quer trabalhar com infraestrutura e o agronegócio. “O Paraná tem condições de ser um grande centro industrial, um polo de crescimento. Já tem um parque bom, forte, moderno, eficiente. O estado cresceu o dobro da média nacional no ano passado. Nós temos condições de ampliar o parque industrial para gerar renda”, afirmou.

SAIBA MAIS: Biometria tira 678 mil pessoas da eleição no Paraná

“Além de investir em logística e infraestrutura junto com o governador João Arruda. Vamos fazer uma parceria que vai expandir a rede de transportes rodoviário e ferroviário, para levar toda a produção do Paraná. Seja na área agrícola ou nas demais. Temos que adicionar valor. Uma das coisas que me aborrece é que o país produz um determinado tipo de grão, exporta e depois importa o produto processado. Temos que criar as indústrias específicas (automóveis, eletrodomésticos), mas também aproveitando toda a produção agrícola para aumentar a renda da população”, completou.

O presidenciável também apontou confiança na reta final da campanha. “Vamos crescer nas pesquisas. Não só eu, mas o candidato João Arruda também, vamos crescer nessa reta final da campanha e ganhar a eleição. Essa eleição foi atípica, muito curta, apenas 35 dias de televisão. A população ainda não estava ligada, mas agora na última semana o nível de interesse cresce”, apontou.

Arruda aparece com 10% dos votos na última pesquisa do Ibope*, divulgada nesta quinta-feira (27), e Meirelles tem apenas 2% na última sondagem nacional do mesmo instituto**.

CAIXA ZERO: Em duas faixas do eleitorado, Arruda já empata tecnicamente com Cida

O presidenciável também falou que pretende reduzir o tamanho do Estado e agrupar impostos. “Minha proposta é de reduzir os impostos e simplificar, mas para isso temos que diminuir as despesas e aprovar algumas reformas fundamentais.O país voltou a crescer, mas cresce lentamente porque alguns candidatos querem voltar atrás: voltar ao governo Dilma (PT), que jogou o país na maior recessão da história; ou voltar à década de 1980 no período da hiperinflação”, afirmou.

SAIBA MAIS: Candidata, Cida Borghetti faz campanha em horário de trabalho. Prática não é ilegal

“Os impostos sobre valor agregado seriam condensados em um só. ICMS, PIS/Cofins, IPI, aqueles sobre o produto. Ao mesmo tempo preparar as bases para cortar as despesas e depois cortar os impostos. Precisamos fazer as coisas com competência. Tem que se conhecer a economia, a administração pública, para fazer de uma maneira que funcione”, completou.

Integração

Mais cedo, em um panfletagem no Terminal do Pinheirinho, Arruda disse que quer reintegrar as linhas de transporte entre as cidades.“Vou buscar isso junto ao Congresso Nacional, para que o dinheiro seja aplicado em um fundo”, declarou. “O dinheiro que é pago mensalmente para o vale-transporte é perdido porque muitos usuários estão deixando de usar o transporte público pela má prestação de serviços. Vamos investir em qualidade, baixar o valor da tarifa e reativar as linhas integradas desfeitas”.

SAIBA MAIS: Candidatos do Paraná declaram ao TSE um total de R$ 9,5 milhões em espécie

Metodologias

*Pesquisa realizada pelo Ibope de 24/set a 26/set/2018 com 1.204 entrevistados (Paraná). Contratada por: SOCIEDADE RÁDIO EMISSORA PARANAENSE SA / TV PARANAENSE, REDE PARANAENSE . Registro no TSE: PR-07128/2018. Margem de erro: 3 pontos percentuais. Confiança: 95%. OBS: A pesquisa está sendo impugnada por representação eleitoral em razão de alegadas discrepâncias técnicas concernentes à estratificação do eleitorado.

**Pesquisa realizada pelo Ibope-CNI de 22/set a 24/set/2018 com 2.000 entrevistados (Brasil). Contratada por: CONFEDERACAO NACIONAL DA INDÚSTRIA. Registro no TSE: BR-04669/2018. Margem de erro: 2 pontos percentuais. Confiança: 95%.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]