• Carregando...
Ratinho Jr. (PSD), Cida Borghetti (PP) e João Arruda (MDB): três dos principais candidatos ao governo do Paraná | Albari Rosa/Tribuna do Paraná
Ratinho Jr. (PSD), Cida Borghetti (PP) e João Arruda (MDB): três dos principais candidatos ao governo do Paraná| Foto: Albari Rosa/Tribuna do Paraná

Ratinho Jr. (PSD) alcança 47% das intenções de voto entre homens, 49% entre eleitores com 25 a 34 anos e 50% na região metropolitana de Curitiba, segundo pesquisa Ibope* divulgada nesta quinta-feira (27). Cida Borghetti (PP) tem 20% de intenções de voto entre evangélicos, 21% entre eleitores pardos/negros e 19% entre aqueles que têm entre 16 e 24 anos. João Arruda (MDB), por outro lado, pontua melhor entre eleitores com nível superior (13%), renda superior a cinco salários mínimos (13%) e municípios do interior (12%).

Na média, Ratinho continua liderando a corrida eleitoral ao governo do Paraná com 44% das intenções de voto, contra 17% da governadora e 10% do deputado federal. Dr. Rosinha (PT) tem 4% e é o quarto da lista. O ex-secretário de Desenvolvimento Urbano leva as eleições no primeiro turno, com 54%, na pesquisa que leva em consideração apenas os votos válidos (sem brancos e nulos).

QUIZ DO PARANÁ: Faça o teste e conheça o candidato ao governo que pensa como você

A pesquisa Ibope desta quinta aponta os caminhos que os candidatos devem seguir na última semana de campanha. Os dados se referem a performances do próprio candidato e não um comparativo com os demais. O levantamento da Gazeta do Povo usou os critérios do próprio instituto de pesquisa: sexo, idade, escolaridade, condição do município, renda, religião e raça/cor.

De acordo com o levantamento, Ratinho tem mais votos masculinos do que femininos (47% x 42%), realidade que se inverte entre as outras quatro candidaturas. Cida tem 18% entre as mulheres e 15% entre homens; Arruda, 11% x 10%; e Rosinha, 7% x 5%. As três candidaturas são capitaneadas ou “vice-capitaneadas” por mulheres.

SAIBA MAIS: Ibope: Ratinho mantém dianteira para o governo; Cida e Arruda crescem

A pesquisa também mostra que Ratinho vai melhor entre aqueles que englobam a massa do mercado de trabalho (25 a 44 anos, com índices de 46% a 49%) e Cida, Arruda e Rosinha vão melhor entre jovens de 16 a 24 anos. Os candidatos do PT e do MDB performam melhor entre os eleitores com ensino superior e as maiores intenções de voto dos candidatos do PSD e do PP estão entre aqueles que declararam ter apenas ensino fundamental completo ou incompleto.

SAIBA MAIS: Ibope reforça ambição de Ratinho, mas agrada também aos concorrentes

Ratinho e Arruda vão melhor entre os mais abastados (com renda de 2 a mais de 5 salários mínimos) e Cida e Rosinha performam melhor entre os mais humildes (de 1 a 2 salários mínimos). Os maiores índices de voto de Ratinho e Cida no quesito religião são entre evangélicos (46% e 20%, respectivamente), Arruda vai melhor entre católicos (12%) e Rosinha entre aqueles que declaram outras religiões ou nenhum religião (15%, em patamar bem superior ao de Arruda [8%] e praticamente empatado com Cida [16%]).

No recorte territorial, as maiores intenções de voto de Ratinho se concentram na região metropolitana de Curitiba (50%). Cida Borghetti vai bem no interior (18%), onde construiu seu capital político, ao lado de Arruda (12%), que também tem mais alcance longe da capital. Na contramão, Rosinha marca seus maiores índices em Curitiba (15%, onde empata com Cida, ultrapassa Arruda e só perde de Ratinho, na comparação).

CAIXA ZERO: Margem de Ratinho contra adversários diminui e segundo turno é possível

Segundo turno

Ratinho x Cida

Num eventual segundo turno, Ratinho derrotaria Cida com 56% x 24%, segundo o Ibope. As maiores diferenças acontecem no eleitorado masculino (58% x 21%), eleitores com ensino fundamental completo (65% x 20%) e na região metropolitana (60% x 26%).

Ratinho x Arruda

Ratinho também derrotaria Arruda no cenário de segundo turno com 60% x 20%. As maiores diferenças acontecem no eleitorado feminino (60% x 19%), eleitores com ensino fundamental completo (69% x 14%), região metropolitana (70% x 13%) e no aspecto de renda de até 1 salário mínimo (62% x 16%).

ESPECIAL: Fome mata 20 pessoas por mês no Paraná; idosos são maioria das vítimas

Cida x Arruda

Num eventual segundo turno entre Cida e Arruda, a governadora derrotaria o deputado federal com 41% x 29%. As maiores diferenças acontecem no eleitorado feminino (43% x 26%), renda de até 1 salário mínimo (43% x 27%) e região metropolitana (51% x 20%). Eles estão tecnicamente empatados no eleitorado masculino (38% x 32% para Cida) e eleitores que ganham mais de 5 salários mínimos (38% x 36% para Cida).

Metodologia

*Pesquisa realizada pelo Ibope de 24/set a 26/set/2018 com 1.204 entrevistados (Paraná). Contratada por: SOCIEDADE RADIO EMISSORA PARANAENSE SA / TV PARANAENSE, REDE PARANAENSE . Registro no TSE: PR-07128/2018. Margem de erro: 3 pontos percentuais. Confiança: 95%. OBS: A pesquisa está sendo impugnada por representação eleitoral em razão de alegadas discrepâncias técnicas concernentes à estratificação do eleitorado.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]