• Carregando...
Ilha das Cobras, na Baía de Paranaguá, abriga casa de praia do governador do Paraná. | Daniel Castellano/Gazeta do Povo/Arquivo
Ilha das Cobras, na Baía de Paranaguá, abriga casa de praia do governador do Paraná.| Foto: Daniel Castellano/Gazeta do Povo/Arquivo

Logo no primeiro programa eleitoral, exibido na última sexta-feira (31), Ratinho Junior (PSD) prometeu acabar com “as mordomias da velha política” no estado e vender a casa de veraneio e a residência oficial do governador. Principal adversária do parlamentar, Cida Borghetti (PP) minou o discurso do concorrente e, por decreto, transformou a Ilha das Cobras em unidade de conservação ambiental. A Granja do Canguiri também deve ter uma nova destinação anunciada nos próximos dias.

Localizada na Baía de Paranaguá, no Litoral, a Ilha das Cobras é a casa oficial de veraneio do governador. No entanto, a última vez em que o refúgio recebeu um chefe de Estado foi em 2011, quando Beto Richa (PSDB) se hospedou no local por duas vezes. Desde então, o imóvel se resume a despesas com manutenção, o que incluiu limpeza, luz, água, reparos e eventuais pinturas.

PODCAST: Pequeno Expediente - análise sobre a corrida eleitoral

A subutilização se repete com a Granja do Canguiri. A residência oficial do governador, em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, também está vazia. O imóvel era usado esporadicamente para reuniões, já que Beto Richa optou por continuar vivendo no apartamento dele, na capital.

Granja do Canguiri foi muito usada durante a gestão Roberto Requião, até 2010. Ivonaldo Alexandre/Gazeta do Povo/Arquivo

Diante disso, Ratinho anunciou na estreia da propaganda eleitoral que pretende vender os dois imóveis, os quais classificou como “mordomias e desperdícios”. Sob o slogan “Chegou a hora de mudar”, o candidato do PSD ao governo do estado defendeu que é preciso “respeitar” o dinheiro dos paranaenses e, por isso, vai “cortar privilégios”. Segundo ele, o recurso com as duas vendas será utilizado em habitação popular e regularização fundiária.

Contra-ataque

Como resposta, Cida assinou um decreto na última terça-feira (4) tornando a Ilha das Cobras uma unidade de conservação na categoria Parque Estadual, com proteção integral do ambiente. A área de 52 hectares, que é remanescente de Mata Atlântica e parada de tartarugas marinhas, também vai abrigar a Escola do Mar, destinada à pesquisa e educação ambiental.

Segundo o governo, o assunto já vinha sendo tratado há dois meses com a União, que é proprietária da área e renovou a cessão ao estado. A partir de agora, o Instituto Ambiental do Paraná (IAP), que será o responsável pela administração do espaço, irá iniciar um plano de manejo para conhecer efetivamente a biodiversidade da ilha e planejar a estrutura para receber o público em geral e futuros pesquisadores. Por meio do Fundo Estadual do Meio Ambiente (Fema), serão liberados R$ 2 milhões para o início do projeto.

Uma nova destinação também deve ser dada à Granja do Canguiri em breve. Fontes do governo não confirmam o que será feito da área, mas adiantam que a administração do espaço deverá ser repassada à alguma secretaria – Educação, Agricultura ou Ciência e Tecnologia.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]