• Carregando...
Pedido foi feito por Jorge Bernardi, | Albari Rosa/Gazeta do Povo
Pedido foi feito por Jorge Bernardi,| Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo

Um pedido de liminar feito pela coligação do candidato a governador Jorge Bernardi (Rede) foi acatado pela Justiça Eleitoral e suspende, por enquanto, a divulgação do resultado da segunda pesquisa Ibope para o governo do Paraná e para o Senado, prevista para terça-feira (4). A assessoria jurídica do candidato questiona a metodologia da pesquisa, contratada pela RPC.

A liminar foi concedida na sexta-feira (31), pela juíza Graciane Aparecida do Valle Lemos. O Ibope apresentou defesa e espera reverter a decisão para poder divulgar a pesquisa na data prevista. A coligação apontou que o plano amostral registrado no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) tinha número diferente de faixas etárias e de grau de instrução e também a ausência de informações sobre os locais de realização das entrevistas.

O Ibope alegou que as faixas de 16 e 17 anos e acima dos 55 anos estão contidas no questionário, assim como todos os graus de instrução. Sobre os locais de coleta de dados, a justificativa é de que, por resolução, essa informação só precisa ser divulgada a partir do dia 6.

A primeira pesquisa Ibope desde a definição dos candidatos foi divulgada no dia 22 de agosto e já havia sido questionada pelas coligações de Ratinho Jr. (PSD) e de Ogier Buchi (PSL), mas os argumentos não foram considerados válidos à época.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]