• Carregando...
Cida, Ratinho, Rosinha e Arruda. | /
Cida, Ratinho, Rosinha e Arruda.| Foto: /

O horário eleitoral gratuito começou nesta sexta-feira (31) no rádio e na televisão e mostrou o tom que os quatro candidatos ao governo do Paraná que têm mais tempo para conversar com o eleitor devem seguir nos próximos dias. Ratinho Jr. (PSD) falou de inovação e corte de privilégios; Cida Borghetti (PP), de governar com o coração e sem falsas promessas; João Arruda (MDB) criticou o atual governo “falido e perverso”; e Dr. Rosinha (PT) deu espaço ao ex-presidente Lula e disse que “não é farinha do mesmo saco”.

SAIBA MAIS: Lula, “tia gaúcha” e propostas: como foi o 1º programa eleitoral para o Senado

Ratinho Jr. se apresentou como natural de Jandaia do Sul e disse que pretende “retribuir” as conquistas da família no Paraná com uma “gestão séria”. Ele disse querer “acabar com a velha política que corrompe e prejudica os paranaenses” e promover um estado moderno e inovador. Também lembrou que foi secretário de Desenvolvimento Urbano e falou que entregou o “maior número de obras da história do Paraná” - mas não citou a gestão Beto Richa (PSDB). Disse ainda que vai acabar com mordomias, como a ilha e a chácara à disposição do governador, e investirá esses recursos em habitação.

DESEJOS PARA O PARANÁ: Planejamento de longo prazo

O programa de rádio de Cida Borghetti se resumiu a um bate-papo descontraído entre ela e uma apresentadora. Cida falou sobre a campanha pelas cidades do interior, a oportunidade de concorrer e em “governar com o coração e a força da mulher”. Já na tevê, a atual governadora falou que não vai iludir os paranaenses com promessas milagrosas, mas governar com os pés na realidade. Citou medidas tomadas nos quase cinco meses que está no cargo – como a criação da Divisão de Combate à Corrupção e a notificação às concessionárias de que não renovará os contratos de pedágio – e ressaltou, sem citar Richa, que não teve coragem de promover o ajuste fiscal no estado.

SAIBA MAIS: Candidatos ao governo do Paraná revelam estratégias

O programa do MDB, de João Arruda, teve tom mais crítico e falou de um Paraná de “tradição e gente guerreira” e de um estado “refém de um grupo político que governou de um jeito perverso”. O deputado federal se apresentou, falou de desemprego, endividamento das famílias paranaenses, corrupção, falência da educação e contas caras de água e luz. Colocando-se como o verdadeiro candidato de oposição, também disse que o Paraná tem dois candidatos que “se apresentam como mudança, mas são continuidade”. “Cida e Ratinho quebraram junto o Paraná. Mudança é conversa fiada.”

Já Dr. Rosinha trouxe trechos do discurso de Lula momentos antes de ser preso, em São Bernardo do Campo, e disse que aprendeu com ele a cuidar de quem mais precisa. Prometeu fazer um governo para o povo trabalhador e não para a elite, e defendeu que, para fazer diferente, é preciso ser diferente.

Programa de TV/rádio

Nas segundas, quartas e sextas-feiras serão veiculados os programas dos candidatos ao governo do Paraná, ao Senado e a deputado estadual. Nas terças, quintas e sábados, o espaço é reservado para os candidatos à Presidência e a deputado federal. No rádio, os programas são exibidos das 7h às 7h25 e das 12h às 12h25. Na TV, das 13h às 13h25 e das 20h30 às 20h55.

A ordem de veiculação começa com Ratinho Jr. (PSD), seguido por Professor Jorge Bernardi (Rede), Priscila Ebara (PCO), Geonísio Marinho (PRTB), Professor Ivan Bernardo (PSTU), João Arruda (MDB), Cida Borghetti (PP), Dr. Rosinha (PT), Piva (PSol) e Ogier Buchi (PSL).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]