• Carregando...
Estúdio e cenário para o debate desta terça-feira já estão prontos. | Divulgação/
Estúdio e cenário para o debate desta terça-feira já estão prontos.| Foto: Divulgação/

A cinco dias da eleição e com a possibilidade de irem ao segundo turno, os candidatos ao governo do Paraná terão um confronto decisivo na busca pelo voto dos eleitores. O encontro acontece nesta terça-feira (2), em um debate transmitido pela RPC. O programa começa depois da novela Segundo Sol e será a última oportunidade para que os concorrentes debatam entre si, na televisão aberta, antes das eleições. E que oportunidade: nessa faixa de horário, a emissora paranaense tem uma média de 500 mil espectadores.

ELEIÇÕES 2018: acompanhe notícias do Paraná

Seis candidatos estão confirmados no debate: Cida Borghetti (PP), Dr. Rosinha (PT), João Arruda (MDB), Ratinho Junior (PSD), Professor Piva (PSOL) e Ogier Buchi (PSL) – que conseguiu liberação para participar do evento na Justiça Eleitoral. Na sexta-feira (28), ele acabou fora do debate promovido pela RIC TV por causa de uma liminar concedida pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) para que ele não fizesse novos eventos de campanha. No domingo (30), entretanto, a defesa do candidato conseguiu reverter a decisão. Um mandado de segurança, no dia seguinte, confirmou a continuidade da campanha até a eleição.

QUIZ: Faça o teste e saiba qual candidato ao governo pensa como você

O debate será dividido em quatro rodadas de perguntas. Dois blocos serão de temas sorteados e dois serão de tema livre – o que pode propiciar um espaço para confrontos mais incisivos entre os candidatos. No debate da RIC TV, por exemplo, temas como o pedágio e as investigações sobre esquemas de corrupção no governo de Beto Richa (PSDB) foram destaque.

LEIA TAMBÉM: Campanha entra na última semana e candidatos lutam para se aproximar de Ratinho

Em duas rodadas, cada candidato poderá ser questionado pelo oponente apenas uma vez. Mas em dois blocos, há a possibilidade de cada participante ser acionado para responder até duas perguntas – o que pode fazer com que algum concorrente não seja perguntado. A regra abre a possibilidade para que Ratinho Junior – que apareceu com 44% das intenções de voto na última pesquisa Ibope* – seja o principal alvo entre os concorrentes. Na RIC TV, ele foi o candidato que mais sofreu ataques.

A previsão é de que o debate dure por volta de duas horas. Serão 30 segundos para perguntar; 1 minuto e 30 segundos para responder; 1 minuto para réplica; e 1 minuto para tréplica. Ao final, os candidatos terão 1 minuto para fazer suas considerações finais.

DESEJOS PARA O PARANÁ: Eficiência administrativa

*Metodologia

Pesquisa realizada pelo Ibope de 24/set a 26/set/2018 com 1.204 entrevistados (Paraná). Contratada por: SOCIEDADE RADIO EMISSORA PARANAENSE SA / TV PARANAENSE, REDE PARANAENSE . Registro no TSE: PR-07128/2018. Margem de erro: 3 pontos percentuais. Confiança: 95%. *Não sabe / Não respondeu. OBS: A pesquisa está sendo impugnada por representação eleitoral em razão de alegadas discrepâncias técnicas concernentes à estratificação do eleitorado.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]