• Carregando...
Álvaro Dias chega na convenção nacional do Podemos neste sábado (4), em Curitiba | Aniele  Nascimento/Gazeta do Povo
Álvaro Dias chega na convenção nacional do Podemos neste sábado (4), em Curitiba| Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo

Lançado oficialmente como candidato à presidência da república neste sábado (4), o senador Alvaro Dias evitou usar o espaço da convenção do Podemos para falar sobre a renúncia do irmão, Osmar Dias (PDT), como candidato ao governo do Paraná. Osmar abriu mão da campanha nesta sexta-feira (3), sem alianças capazes de viabilizar sua chegada ao Palácio Iguaçu.

Leia também: Após desavenças, convenção do PP consolida aliança entre Cida e Beto Richa

Acusado de trair Osmar Dias por se coligar a um partido ligado a Ratinho Jr. (PSD), também candidato ao governo do Paraná, Alvaro Dias preferiu ficar longe de polêmicas. Aos jornalistas, negou que esteja apoiando Ratinho Jr. e justificou que está concentrando seus esforços na campanha de sua presidência. “Podem fazer as especulações que quiserem, podem tentar jogar um irmão contra o outro. Não há nenhum problema. Nós nos conhecemos bem, ele sabe e foi avisado que teria, sim, meu apoio no momento adequado”, afirmou, acrescentando que a relação entre ele e Osmar não foi abalada pelos acontecimentos dos últimos dias.

Na carta em que oficializa sua saída da corrida ao governo do Paraná, Osmar Dias disse lutou para construir uma frente política engajada e justificou que a falta de alianças para manter sua candidatura foi fruto de uma decisão própria. “Aceito discutir e construir alianças políticas que sejam para atender o interesse público. Mas não negocio com o interesse público, não faço acertos perniciosos à sociedade para contemplar pessoas ou grupos políticos que não medem consequências nem custos para ter o poder e repartir suas benesses com amigos e parentes”, escreveu.

Leia a carta na íntegra

Depois de desistir da campanha, Osmar Dias também renunciou à presidência estadual do PDT no Paraná. Segundo a assessoria de Osmar, os motivos da renúncia são similares aos que o levaram a abandonar a disputa ao governo.

Em frangalhos, o PDT no Paraná fez uma reunião de emergência na noite desta sexta-feira (3) para definir os rumos do partido. Segundo apurou o jornalista João Frey, o partido não fará uma aliança com o MDB, e e os pedetistas terão candidato próprio ao Palácio Iguaçu. Por enquanto, o escolhido é Nelton Friedrich, ex-deputado federal e constituinte. O nome ainda carece de confirmação em uma reunião interna na manhã deste sábado.

Podemos no Paraná

A convenção nacional do Podemos realizada na manhã deste sábado em Curitiba oficializou também uma lista com 10 candidatas mulheres e 40 candidatos homens ao legislativo estadual. Os nomes, contudo, só serão divulgados na segunda-feira (6).

A convenção bateu o martelo com Álvaro Dias agora como o candidato à presidência da legenda. O parlamentar conta com os apoios já declarados do PSC, que indicou o economista Paulo Rabello de Castro, ex-presidente do BNDES, para ser seu vice, e do PTC, sigla do também senador Fernando Collor, ex-presidente da República.

Para representar o Paraná no Senado, a aposta do partido é o professor Oriovisto Guimarães, fundador do Grupo Positivo. Sua candidatura foi confirmada durante a convenção.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]