• Carregando...
Apesar da cirurgia, Rafael Greca não passou o cargo ao vice, Eduardo Pimentel. | Aniele Nascimento/Gazeta do Povo
Apesar da cirurgia, Rafael Greca não passou o cargo ao vice, Eduardo Pimentel.| Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo

O prefeito de Curitiba Rafael Greca (PMN) segue internado mas em quadro estável no fim da manhã deste domingo (30), segundo a equipe médica que o acompanha na UTI do Hospital Marcelino Champagnat. Internado desde sexta-feira (28), quando passou por uma cirurgia de emergência em que teve extirpado cerca de 30 cm do intestino, Greca evolui bem ao tratamento. Segundo o médico Marlon Rangel, que o operou, os exames mostram boa evolução, principalmente em relação à infecção causada por uma hérnia umbilical que levou à perfuração do intestino do prefeito.

A previsão é de que Greca fique internado entre 10 a 12 dias. Apesar do quadro clínico, ele seguirá no comando da cidade, já que o vice, Eduardo Pimentel (PSDB), não deve assumir o cargo.

Greca chegou caminhando ao hospital na tarde de sexta-feira com sinais de indisposição alimentar, que já duravam alguns dias. Exames mostraram a existência de uma hérnia umbilical recidivada, ou seja, que já tinha sido operada no passado, mas retornou. Ela encontrava-se estrangulada pelo intestino delgado.

- Leia também - Sem mandato-tampão: Ratinho Jr decide deixar vagos cargos de comando

“Os exames que realizamos mostravam um quadro com indicação cirúrgica, por isso resolvemos realizar o procedimento na noite de sexta-feira mesmo”, explica.

Segundo o médico, na cirurgia foi confirmada a perfuração no intestino delgado, causada pelo estrangulamento da hérnia. No procedimento, foi retirado uma porção de 30 cm do órgão e corrigida a hérnia umbilical. Greca deverá permanecer na UTI por até sete dias

Ao contrário do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL), atingido por uma facada em setembro, Greca não precisará usar uma bolsa de colostomia, porque a área infeccionada foi pequena. A recuperação deverá demorar de 15 a 30 dias. Neste período, segundo Rangel, o prefeito terá de fazer repouso, ficar de dieta e realizar curativos.

Em 2017, logo depois de assumir a prefeitura, Greca passou um período internado no hospital. Na época, ele teve um tromboembolismo pulmonar. O prefeito tem 62 anos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]