• Carregando...
 | Alexandre Mazzo/Gazeta do Povo
| Foto: Alexandre Mazzo/Gazeta do Povo

A retomada do júri popular do ex-deputado estadual Luiz Fernando Ribas Carli Filho está marcada para as 9h30 desta quarta-feira (27). O Ministério Público e a assistência de acusação terão 1h30 e, na sequência, o mesmo período será concedido à defesa do ex-parlamentar. Haverá uma pausa para o almoço e, caso seja necessário, 1 hora para réplica e igual tempo para tréplica.

O PRIMEIRO DIA:Carli Filho assume culpa e pede perdão a mães de vítimas

Finalmente, no início da tarde, os sete jurados irão decidir se Carli Filho é ou não culpado da morte dos jovens Gilmar Rafael Yared e Carlos Murilo de Almeida. Eles responderão a uma série de perguntas feita pelo juiz e depositarão cada voto numa urna. O magistrado, então, contará os votos até obter maioria.

Na sequência, ele irá perguntar se houve dolo eventual – ou seja, se o acusado assumiu o risco de causar as mortes. Caso a maioria dos jurados diga que não, o júri acaba – nesse caso, a competência para julgar é de um juiz. Assim, o processo será recomeçado na vara de delitos de trânsito.

O julgamento de Carli Filho em tempo real

Por outro lado, se os jurados considerarem que Carli Filho assumiu o risco de causar as mortes, o magistrado perguntará se eles absolvem o réu. Caso o ex-deputado seja condenado por dolo eventual, o juiz fará a dosimetria da pena: vai usar diversos aspectos da lei para definir qual o tempo de prisão. Para cada morte, o tempo varia entre 6 e 20 anos.

No entanto, mesmo que Carli Filho seja condenado, ele não sairá preso do tribunal. Terá o direito de recorrer em liberdade.

“Como crime de trânsito, infelizmente [esse caso] é mais um. Mas ganhou uma dimensão outra, com mais de 30 veículos cobrindo, 350 pessoas assistindo aqui”, disse o juiz Daniel Ribeiro Surdi de Avelar à Gazeta do Povo ao fim do primeiro dia de julgamento. “O júri foi muito ordeiro. O Ministério Público e a defesa foram muito objetivos, algumas testemunhas foram dispensadas. Não houve muita interrupção, eu imaginava de repente mais apartes.”

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]