• Carregando...
 |
| Foto:

A Polícia Federal prendeu neste sábado (1º) o traficante mais procurado do país e um dos mais pela Interpol na América Latina, Luiz Carlos da Rocha, conhecido como o “Cabeça Branca”, em Sorriso (MT). Ele era um dos barões da droga ainda em liberdade no país, com condenações judiciais que somam mais de 50 anos de prisão. O braço direito de Rocha, Lucio Roncarati, foi preso em Londrina (PR).

Leia também: ï»¿Efeito da Lava Jato: enquanto PF caça políticos, traficantes fazem a festa

Durante a operação batizada como Spectrum (de espectro, fantasma), a PF cumpre 24 mandados judiciais. A ação ocorre em seis cidades: Londrina (PR), Araraquara (SP), Cotia (SP), Embu das Artes (SP), São Paulo (SP) e Sorriso (MT). Além das prisões das preventivas de Rocha e Roncarati, estão sendo realizados nove mandados de busca e apreensão em imóveis, outros 10 de veículos, e três conduções coercitivas. 

Há quase 30 anos fugindo de investigações policiais, o Cabeça Branca mudou suas feições por meio de cirurgias plásticas, procurava viver discretamente e atualmente usava a identidade de Vitor Luiz de Moraes. Para identifica-lo, a PF acionou o setor de perícia que comparou os traços de Rocha, antes das intervenções cirúrgicas, com os de Moraes, e concluiu que se tratava da mesma pessoa. 

Segundo as investigações da PF, a organização criminosa atuava como uma “estrutura empresarial”, que controla produção de drogas em áreas inóspitas de países como Bolívia, Peru e Colômbia e mantém postos de logística e distribuição no Paraguai e no Brasil, com foco na exportação para Europa e Estados Unidos. 

O grupo liderado por Cabeça Branca é considerado extremamente violento e de alta periculosidade. As investigações apuraram o uso de escoltas armadas, carros blindados, ações para impedir a aproximação da polícia, uso de armas de grosso calibre, além de ações violentas.

Com informações da assessoria de imprensa da Polícia Federal 

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]