• Carregando...
Luiz Fux aplicou as novas regras do foro especial para enviar investigação à Justiça Federal paranaense  | José Cruz    /    Agência Brasil
Luiz Fux aplicou as novas regras do foro especial para enviar investigação à Justiça Federal paranaense | Foto: José Cruz /    Agência Brasil

O ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), transferiu para o primeiro grau da Justiça Federal no Paraná um inquérito aberto na esteira da Operação Quadro Negro, que apura desvio de dinheiro em contratos da Secretaria Estadual de Educação durante a gestão Beto Richa (PSDB). A informação é da RPC.

O inquérito contém a delação de Eduardo Lopes de Souza, dono da Valor Construtora, pivô do escândalo de corrupção. 

QUADRO NEGRO: acompanhe as notícias sobre a operação

Em delação premiada, o empresário relata que parte do dinheiro destinado a reformas e construções de escolas foi parar nas mãos de políticos, e cita o deputado federal Valdir Rossoni (PSDB) como um dos beneficiários. Rossoni detém foro privilegiado no STF, daí a abertura da investigação na Corte em Brasília. O tucano nega ter cometido crimes. 

A recente decisão do ministro tem relação com a nova interpretação do STF sobre o foro especial por prerrogativa de função para parlamentares federais. Em maio, a Corte restringiu o número de processos em trâmite por lá, definindo que só permanecem no STF aqueles casos que envolverem crimes diretamente relacionados ao exercício do mandato do parlamentar federal. 

SAIBA MAIS: MP-PR instaura inquérito criminal contra Traiano e Plauto na Quadro Negro

Os contratos da Secretaria Estadual de Educação apontados no bojo da Operação Quadro Negro foram firmados entre 2010 e 2014, quando Rossoni ocupava uma cadeira de deputado estadual.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]