• Carregando...
Cezar Silvestri morreu no último fim de semana; velório causou comoção em Guarapuava | Divulgação
Cezar Silvestri morreu no último fim de semana; velório causou comoção em Guarapuava| Foto: Divulgação

O corpo de Cezar Silvestri, que foi deputado, secretário estadual e chefe da Casa Civil, foi sepultado nesta segunda-feira (22) em Guarapuava, no Centro-Sul do Paraná. O velório foi no Paço Municipal da cidade e reuniu nomes importantes da política paranaense, além de milhares de moradores. Segundo a Polícia Militar, 6 mil pessoas passaram pelo Paço entre domingo e segunda.

Cezar Silvestri foi encontrado morto na rua Martim Afonso, em Curitiba, na madrugada de sábado para domingo. A polícia trabalha com a hipótese de suicídio, a partir da queda do 22.º andar do prédio.

No velório, a família preferiu não conceder entrevistas. Durante cerimônia religiosa, o filho de Cezar e atual prefeito de Guarapuava, César Silvestri Filho, agradeceu a presença dos amigos e da comunidade guarapuavana. “Muito obrigado a todos vocês por estarem aqui hoje. Tenho certeza que isso ajuda a calmar a alma dele. O coração dele estava tão inquieto, mas eu tenho certeza que ele agora está em paz, nos braços do Senhor. Tenho certeza que agora ele está voltando a sorrir”, disse César Filho, que decretou luto na cidade.

LEIA TAMBÉM: acompanhe as notícias sobre o Paraná

“Meu pai era uma pessoa que sempre procurava me dar muitos conselhos. Sempre inspirado nos conselhos que o pai dele dava a ele. Todos os conselhos diziam respeito a manter o orgulho que as pessoas devem ter do nome, dos amigos, das pessoas que vivem e amam a gente. Nós vamos sempre procurar honrar o teu nome, o teu legado. Você deixou um grande legado. Não são só as obras, mas as tuas ações e o teu trabalho. Uma figura admirável. Eu te admiro tanto”, acrescentou o filho.

Muito emocionada, Cristina Silvestri, esposa de Cezar e deputada eleita, também agradeceu a presença de todos. “Eu quero agradecer a presença de cada um de vocês, porque a gente sente o carinho e o amor que todos vocês sentem. Só gostaria de uma coisa: que o Cézar pudesse ver isso. Eu estava aqui pensando... Tanta gente solidária, tanto testemunho que eu ouvi aqui sobre o que ele fez, como ele pensava como um homem público, sempre pensando no nome dele, na sua dignidade, sempre pensando... Um homem que realmente viveu para as pessoas. Sem dizer o pai maravilhoso, o esposo maravilhoso. (...) Eu quero, Cézar, que você tenha esse sorriso hoje. Com esse sorriso você nos proteja, nos mande energia para continuarmos juntos o teu legado. Continuando a tua história de amor, de compaixão, de solidariedade com todos. Obrigada”, disse Cristina.

Homenagens

A governadora Cida Borghetti, o governador eleito, Ratinho Jr., o atual presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Ademar Traiano, e muitos parlamentares estiveram em Guarapuava.

A cerimônia religiosa contou ainda com uma homenagem do Hospital São Vicente de Paula, com a Orquestra da Câmara de Guarapuava e a fala de Aldo Nelson Bona, atual reitor da Unicentro – Universidade Estadual do Centro Oeste. “Quero dizer que, enquanto instituição pública, o que nos marca, profundamente, é a determinação do Cezar ‘pai’ em todas as suas causas. Eu me lembro muito bem quando começava a trabalhar na gestão da universidade, nos idos anos de 98/99, em que o Cezar quase foi um Dom Quixote contra Moinhos de Vento lutando contra a privatização da Copel porque ele acreditava que aquilo seria muito ruim para o setor público do estado do Paraná. Ele foi o grande líder dessa batalha, foi vencedor por sua determinação e pelas pessoas que ele conseguiu reunir em torno dessa verdade que ele defendia. Me lembro também das inúmeras batalhas pelo Hospital São Vicente e das inúmeras batalhas pela Unicentro.”

LEIA TAMBÉM: Prefeitura aponta aumento de 38% dos moradores em situação de rua em Curitiba

A Universidade decretou luto oficial de três dias e suspensão das aulas nesta segunda-feira, em um ato conjunto com a Faculdade Guairacá, o Centro Universitário Campo Real, a Faculdade Guarapuava e a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR – Campus Guarapuava).

Já na cidade, é possível ver várias faixas pretas com o dizer “luto” e ainda estabelecimentos fechados.

O Deputado Estadual Artagão Júnior afirmou que momentos como esse provocam reflexões. “Há exatamente três meses da morte do deputado Bernardo Ribas Carli, também guarapuavano, nós temos mais uma história política interrompida de forma precoce, muito antecipada. Uma pessoa que desenvolveu diversas atividades e funções sempre com atendimento e atenção especial para com a nossa cidade e região. Todos estamos muito tristes e lamentamos essa perda”, comenta.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]