• Carregando...
Fernando Segóvia vai substituir o atual diretor da PF Leandro Daiello, que estava no cargo há seis anos e dez meses. | Divulgação/PF
Fernando Segóvia vai substituir o atual diretor da PF Leandro Daiello, que estava no cargo há seis anos e dez meses.| Foto: Divulgação/PF

A escolha do delegado Fernando Segóvia como novo diretor-geral da Polícia Federal desperta dúvidas sobre a forma como ele conduzirá a operação que revelou o maior esquema de corrupção do país, a Lava Jato. O maior problema é que as credenciais dele ao cargo não ajudam.

Segóvia foi superintendente da PF no Maranhão e teria a simpatia do grupo político do ex-presidente José Sarney. Além disso, um dos principais fiadores de sua nomeação foi o ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, investigado no inquérito do quadrilhão do PMDB na Câmara, e não o ministro da Justiça, Torquato Jardim, a quem, em tese, é subordinado.

Um policial federal de Curitiba, que integrou a força-tarefa da Lava Jato, disse que “é preciso avaliar com mais calma uma escolha que não contou com a indicação do ministro da Justiça e que não traz experiência ao órgão”. A questão crucial é: as investigações em curso correm algum risco com Segóvia no comando?

Leia também: Diplomático, mas firme: quem é Fernando Segóvia, o novo chefe da Polícia Federal

Interlocutores da PF avaliam que a troca de Leandro Daiello por Segóvia segue um roteiro esperado após a segunda denúncia criminal contra o presidente Michel Temer ter sido rejeitada na Câmara dos Deputados. Há menos de dois meses, a Polícia Federal concluiu a apuração sobre desvios em contratos da Petrobras que envolvem políticos do PMDB.

O inquérito, acolhido pela Procuradoria-Geral da República (PGR), acusou o presidente Michel Temer, o ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Moreira Franco, o ex-ministro Geddel Vieira Lima, que está preso, e o próprio Eliseu Padilha.

Segundo a Folha de S. Paulo, o chefe da Casa Civil fez seu mais forte apelo para a escolha de Segóvia nas horas seguinte à Operação Tesouro Perdido, que encontrou cerca de R$ 51 milhões em um apartamento na Bahia atribuídos a Geddel. Para o ministro, o episódio foi considerado a gota d’água, tendo chegado a hora de mudar o comando da PF.

Leia também: Nomeação de Segóvia agrada a maioria dos sindicatos dos policiais federais

Entre delegados do alto escalão da PF, a escolha de Segóvia surge num momento em que avançam as investigações a pessoas com prerrogativa de foro. Vários inquéritos tramitam no Superior Tribunal de Justiça e no Supremo Tribunal Federal. O assunto, inclusive, deve ser tema de uma das primeiras reuniões que o novo diretor vá fazer para saber, de fato, como os trabalhos estão sendo conduzidos.

Para alguns policiais federais de alto escalão, a duração de Segóvia no posto será um tiro curto. Argumentam que o próximo presidente da República, a ser eleito em 2018, deverá formar uma equipe própria e fará alterações, tanto no Ministério da Justiça quanto na direção da PF.

Neste cenário, o novo diretor terá pouco mais de um ano para mostrar a que veio na Polícia Federal. O maior incômodo nesse momento é saber se ele estará blindado contra pressões políticas ou vai ceder a interesses e conduzir vagarosamente as investigações da Lava Jato.

Galoro vai para Ministério da Justiça

Favorito de Daiello para assumir a chefia da Polícia Federal em seu lugar, o diretor-executivo da PF Rogério Galoro foi escolhido para assumir a secretaria nacional de Justiça. O anúncio foi feito pelo próprio ministro Torquato Jardim na noite desta quarta-feira (8). A área é uma das mais importantes dentro do Ministério da Justiça. É nessa secretaria que passam os acordos internacionais com outros países na Lava Jato.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]