• Carregando...
O artista plástico Rodrigo Gonçalves Camacho entrega presente ao presidente eleito Jair Bolsonaro | Reprodução/ Instagram
O artista plástico Rodrigo Gonçalves Camacho entrega presente ao presidente eleito Jair Bolsonaro| Foto: Reprodução/ Instagram

O artista plástico Rodrigo Gonçalves Camacho, 39 anos, entregou a Jair Bolsonaro uma escultura feita de cartuchos de balas que formam o mapa do Brasil e o rosto do presidente eleito. “Falei para ele que cada pontinho daquele representa os milhões de pessoas que votaram ele. E que a partir de janeiro, ele vai ser a cara do Brasil”, afirma .

A segunda homenagem de Camacho a Bolsonaro – a primeira, um busto também feito de cartuchos, foi antes das eleições – foi entregue pessoalmente na manhã desta sexta-feira (28). Se fosse vendida, a escultura custaria cerca de R$ 4 mil, de acordo com o artista. Hoje, seus principais clientes são quartéis, bases ou batalhões da polícia espalhados pelo país.

LEIA TAMBÉM: PT insiste em tese de “golpe” e anuncia boicote a posse de Bolsonaro

“Minha caneta é um cartucho”, diz. “Eu tive a ideia quando fui convidado por um amigo meu, que é subcomandante do Bope [Batalhão de Operações Policiais Especiais], para conhecer o batalhão, que estava fazendo 40 anos. Aproveitei e fui conhecer o Caveirão. Quando eu avistei os cartuchos no chão, e vi o símbolo da caveira, me deu um estalo. Eu ia fazer a caveira do Bope de cartuchos”.

Ser eleitor de Bolsonaro e defensor da posse de armas não impede o artista de ter uma preocupação ecológica. “A ideia é reaproveitar um material descartável, que representa a quantidade de vezes que a polícia treina, valorizando mais os policiais. Uso pinos de granada, espoletas, pinos de granada e cartuchos de armas calibre 12, que tem mais cores, para transformar algo violento em arte, em paz”.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]