• Carregando...
João Santana e Mônica Moura se entregando para a polícia: Dilma avisou sobre prisão. | FELIPE RAU/ESTADÃO CONTEÚDO
João Santana e Mônica Moura se entregando para a polícia: Dilma avisou sobre prisão.| Foto: FELIPE RAU/ESTADÃO CONTEÚDO

A presidente Dilma Rousseff (PT) teria avisado os marqueteiros João Santana e Mônica Moura que eles seriam presos na Lava Jato, segundo depoimentos de delação premiada que vieram à público nesta quinta-feira (11). Segundo Mônica, a ex-presidente recebia informações privilegiadas referentes à Lava Jato através do então ministro da Justiça José Eduardo Cardozo. A presidente chegou a avisar, inclusive, quando já havia mandados de prisão prontos contra Mônica e João Santana.

As informações eram repassadas a Mônica através de dois e-mails secretos criados por Dilma. Mônica conta que em novembro de 2014 estava de férias em Nova York quando recebeu uma mensagem do ex-ministro Edinho Silva dizendo que Dilma precisava falar com ela com urgência. A marqueteira então voltou ao Brasil e foi recepcionada pelo assessor de Dilma, Giles Azevedo, no aeroporto de Brasília.

Decisões dependiam da “palavra final do chefe”, diz Santana

Mônica Moura diz que pagou até cabeleireiro de Dilma Rousseff

Segundo o relato de Mônica, ela e Dilma conversaram caminhando pelo jardim do Palácio da Alvorada – método que era utilizado por Dilma quando precisava conversar sobre assuntos sigilosos. “A presidente estava preocupada que as investigações chegassem à conta da Suíça de Mônica Moura e João Santana no exterior, o que a colocaria em perigo, porque sabia que a Odebrecht tinha realizado o pagamento de suas campanhas através de depósitos de propinas na conta do casal”, diz um trecho da delação, divulgada nesta quinta-feira pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Segundo Mônica, Dilma teria dito a ela: “Precisamos manter contato frequente de uma forma segura para que eu lhe avise sobre o andamento da operação”. Por isso, foi criado naquele mesmo dia, na biblioteca do Palácio da Alvorada, um e-mail fictício, cuja senha era de conhecimento de Dilma, Mônica e Giles.

Quando tinha informações sobre a operação, Dilma escrevia uma mensagem, mas não enviava. O conteúdo ficava salvo nos rascunhos da conta e Giles mandava uma mensagem com “assuntos completamente irrelevantes” a Mônica, que acessava a conta e lia a mensagem de Dilma. Segundo Mônica, duas contas de e-mail foram criadas com essa sistemática, por sugestão da ex-presidente.

Segundo Mônica, no dia 19 de fevereiro de 2016 foi avisada, através do e-mail, que já havia mandados de prisão assinados contra ela e João Santana. Os dois foram presos no dia 22 de fevereiro, na Operação Acarajé.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]