i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
ELEIÇÕES 2018

E se Lula não concorrer? Veja quem as pesquisas indicam como favoritos 

Em listas sem o petista, Marina desponta no segundo lugar e ganha dos outros possíveis candidatos em todos os cenários que aparece

  • PorFlávia Pierry
  • Brasília
  • 13/12/2017 11:22
 | IGO ESTRELA    /    ESTADÃO CONTEÚDO
| Foto: IGO ESTRELA /    ESTADÃO CONTEÚDO

A ex-ministra e ex-senadora Marina Silva (Rede) pode ser a maior beneficiada caso o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não dispute as eleições em 2018. Outro nome que cresce, em menor escala, é o deputado Jair Bolsonaro (PSC-RJ), segundo colocado nas sondagens com Lula, e que passa ao primeiro lugar sem ele. As informações são baseadas nas mais recentes pesquisas de intenção de voto Datafolha, Ibope e CNT/Sensus. 

Nos cenários sem Lula, Marina se consolida no segundo lugar, perto de Bolsonaro, e em alguns cenários, empatada com o deputado federal do Rio de Janeiro. 

Marina também surpreende e obtém mais intenções de voto do que os outros candidatos todas as vezes em que seu nome é oferecido pelos pesquisadores. Enquanto Marina reúne entre 16% e 18% das intenções de voto, candidatos como Ciro Gomes (PDT) e Geraldo Alckmin (PSDB) aparecem empatados no terceiro lugar. 

Não há consolidação de Alckmin ou de Ciro no segundo lugar, nos cenários em que Marina fica de fora.  Eles variam na oposição a Bolsonaro, a depender dos outros candidatos apresentados.

Inelegibilidade 

Foi marcada a data de julgamento de recurso do ex-presidente no caso do Tríplex, para o dia 24 de janeiro, pelo Tribunal Regional Federal da 4.ª Região (TRF4), a segunda instância da Lava Jato. Com a condenação na segunda instância, pela Lei da Ficha Limpa, Lula pode estar fora da eleição. 

Líder nas mais recentes pesquisas eleitorais, o petista tem maior percentual de votos quando o questionamento é espontâneo (sem apresentação de lista de candidatos). Lula aparece com intenção de voto que varia de 26% (Ibope) a 17% (Datafolha), na avaliação espontânea. Mas quando o nome de Lula não é apresentado pelos institutos de pesquisas, Marina Silva fica empatada ou logo atrás de Jair Bolsonaro. 

Gazeta do Povo analisou as três mais recentes pesquisas de intenção eleitoral (Datafolha, 4 de dezembroIbope, 30 de outubroCNT/MDA, 19 de setembro). Veja os cenários apontados por cada pesquisa, nos cenários sem Lula: 

Bolsonaro é o favorito 

O deputado federal aparece no principal cenário sem Lula como o favorito, com percentuais de voto que variam entre 21% (Datafolha) e 18% (Ibope), nas pesquisas mais recentes. Sempre que Bolsonaro está presente em uma lista oferecida aos eleitores, ele aparece como favorito. 

Além de ser o favorito, a intenção de voto em Bolsonaro descola dos oponentes a partir do terceiro lugar, que ficam percentual pelo menos seis pontos percentuais abaixo do deputado federal 

Marina aparece em segundo em todos os cenários que foi citada 

Sem Lula nos cenários das pesquisas, a maior probabilidade de disputa no segundo turno seria entre Bolsonaro em Marina Silva. Em alguns cenários, o deputado federal e a ex-ministra e senadora empatam. 

Da pesquisa Datafolha, Marina fica cinco pontos percentuais abaixo de Bolsonaro, como a segunda maior fatia de intenção de voto. Bolsonaro tem 21%, enquanto Marina tem 16%. 

O Ibope apontou empate entre Bolsonaro e Marina, com 18% das intenções de voto. No terceiro lugar, nesse cenário, Marina e Bolsonaro estão disparados na frente dos outros candidatos. Ciro Gomes  fica com 9%, Geraldo Alckmin  tem 8%, e Alvaro Dias (Podemos) tem 4%. O restante dos possíveis candidatos fica com 1% ou 2% no máximo das intenções de voto. 

Sem Marina, Ciro e Alckmin se revezam no segundo lugar 

Na pesquisa Datafolha, sem Marina Silva os candidatos Ciro Gomes (PDT) e Geraldo Alckmin (PSDB) ficam tecnicamente empatados no segundo lugar, depois de Bolsonaro. 

No cenário sem Lula e sem Marina Silva, Bolsonaro ficou com 21% das intenções de voto, seguido por Ciro (12%) e Alckmin (11). 

A pesquisa Ibope não realizou pesquisa de cenários sem Lula e sem Marina, que possam apontar como ficariam os candidatos Ciro e Alckmin se a candidata da Rede não disputasse a eleição. 

Com Fernando Haddad, Bolsonaro lidera e Marina fica em segundo 

Caso Lula não concorra e o candidato do PT seja o ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, sua intenção de voto o coloca entre os últimos da tabela, com intenção de voto entre 3% (Datafolha) e 2% (Ibope). Bolsonaro e Marina lideram, como mencionado nos cenários acima. 

Informações técnicas das pesquisas 

A pesquisa Ibope foi realizada entre 18/10 e 22/10/2017, em todo o Brasil, com 2.002 entrevistas em 143 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou menos. 

A pesquisa Datafolha foi realizada entre os dias 29 e 30 de outubro, com 2.765 entrevistas presenciais em 192 municípios. A margem de erro máxima é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, com um nível de confiança de 95%. 

A pesquisa CNT/MDA foi realizada entre 13 a 16 de setembro de 2017, com 2.002 entrevistas, em 137 municípios. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais com 95% de nível de confiança.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.