• Carregando...
Eleição em segundo turno no próximo domingo vai decidir quem vestirá a faixa presidencial a partir de 1º de janeiro de 2019.  | Ricardo Stuckert
Eleição em segundo turno no próximo domingo vai decidir quem vestirá a faixa presidencial a partir de 1º de janeiro de 2019. | Foto: Ricardo Stuckert

A terceira pesquisa Datafolha do segundo turno da eleição presidencial mostra que a distância nas intenções de voto entre os candidatos Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad (PT) caiu para 12 pontos – já foi de 18 pontos. O capitão reformado do Exército passou de 59% das intenções de voto válidas para 56% em relação ao levantamento da semana passada, enquanto o petista foi de 41% para 44%.

Considerando os votos totais, Bolsonaro tem 48%, contra 38% de Haddad. Votos em branco e nulos somaram 8% e indecisos, 6%. O levantamento – feito com 9.173 eleitores de 341 municípios brasileiros entre quarta-feira (24) e esta quinta-feira (25) – traz dados interessantes sobre o comportamento do eleitor. Acompanhe: 

Como anda a rejeição de ambos?

O candidato do PT viu a rejeição a seu nome oscilar para baixo em uma semana, segundo o Datafolha. Passou de 54% para 52%, dentro da margem de erro. Já Bolsonaro teve acréscimo de três pontos porcentuais na rejeição, passando de 41% a 44%.

A certeza do voto dos eleitores declarados de ambos é alta: 94% entre os eleitores de Bolsonaro e 91% entre os de Haddad.

E o voto nos maiores colégios eleitorais?

O presidenciável do PSL tem desempenho melhor que Haddad nos estados com maior número de eleitores no Brasil. Bolsonaro tem vantagem nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, que são, respectivamente, o primeiro, segundo e terceiro maiores colégios eleitorais brasileiros.

Em São Paulo, 54% dos eleitores dizem que escolherão Bolsonaro no domingo (28), ao passo que Haddad é o escolhido de 31% dos entrevistados. Além disso, 10% dizem que votarão em branco ou nulo, e 6% não souberam responder. Nos votos válidos, o candidato do PSL tem 64%, contra 36% do petista.

LEIA TAMBÉM: Nova CPMF? Equipe de Bolsonaro estuda fundir tributos em imposto único

Na capital paulista, Bolsonaro tem vantagem menor, com 46% ante 40% do petista. Aqueles que votarão em branco ou nulo representam 10%, ao passo que 3% não souberam responder. Na contagem dos válidos, fica 54% pata Bolsonaro e 46% para Haddad.

No estado do Rio de Janeiro, o militar tem 55% das intenções de voto contra 31% de Haddad. Votos nulos e brancos estão em 9%, e 6% não deram resposta ao Datafolha. Levando em conta os votos válidos, o capitão reformado tem 64%, e o ex-prefeito de São Paulo, 36%.

Em Minas Gerais, Bolsonaro detém 48% das intenções de voto. Haddad alcança 33% na mesma região. Brancos e nulos são 10% no estado, e 8% não souberam responder. Contando apenas os votos válidos, Bolsonaro chega a 59% e Haddad a 41%.

Empate entre mulheres; distância entre eleitores homens é de 20 pontos

Se considerados os votos masculinos, Jair Bolsonaro lidera com 20 pontos de vantagem sobre Fernando Haddad (PT). O capitão tem 55% e o petista, 35%.

No voto feminino, que corresponde a 52,5% dos votos brasileiros, contudo, os candidatos estão empatados tecnicamente. Bolsonaro tem 42% dos votos das mulheres. Haddad tem 41%.

LEIA TAMBÉM: Nova Câmara defende reforma da Previdência, mas rejeita a de Temer

Como desde o começo das pesquisas eleitorais deste ano, as mulheres seguem mais indecisas. A dois dias do segundo turno, 8% delas dizem não saber em quem votar. Entre os homens, o índice é de 3%. Além disso, 10% das mulheres pretendem votar nulo ou branco – 7% dos homens intentam o mesmo.

Entre os homens, o capitão reformado perdeu três pontos desde a última pesquisa Datafolha, do dia 18 de outubro. Já o candidato petista subiu três pontos. No voto feminino, o candidato do PSL caiu um ponto, de 43% para 42%, enquanto Haddad subiu dois, e passou de 39% para 41%. 

Os dois candidatos têm o mesmo índice de rejeição entre as mulheres, 48%. Entre os homens, Bolsonaro tem 39% de rejeição, e seu adversário, 57%.

A situação do voto por regiões do país também mudou

O candidato do PT cresceu de 30% para 37% das intenções de voto na região Norte na última semana, enquanto Bolsonaro caiu de 58% para 53%. Embora o petista tenha ganhado votos em quase todas as regiões desde o último Datafolha, do dia 18 de outubro, os sete pontos no Norte foi seu maior crescimento.

Haddad lidera, porém, apenas no Nordeste, onde está com 56%, contra 30% do capitão reformado. No Centro-Oeste, ambos os candidatos oscilaram para baixo e a região teve crescimento de indecisos. Bolsonaro, que tinha 61%, foi para 59%, e Haddad saiu de 28% para 27%. Os que dizem não saber em quem votar passaram de 3% para 7%, sendo a única região com crescimento fora da margem de erro entre indecisos.

No Sul, o petista subiu quatro pontos, passando de 27% a 31%. Ali, Bolsonaro passou de 55% para 53%. No Sudeste, Bolsonaro passou de 55% para 53%, e Haddad, de 29% para 31%.

Bolsonaro perde votos no grupo de eleitores mais ricos

A intenção de voto no presidenciável do PSL caiu entre eleitores mais ricos. Já seu oponente, Fernando Haddad, registrou crescimento nesse segmento. Bolsonaro, entretanto, ainda mantém expressiva vantagem sobre o petista.

LEIA TAMBÉM: Bolsonaro não vai a debate por ameaça de “atentado terrorista”, diz general Heleno

Em pesquisa realizada nos dias 17 e 18, o capitão reformado tinha 67% dos votos entre eleitores que ganham mais de 10 salários. Caiu agora para 61%. Haddad cresceu 8 pontos percentuais na mesma faixa, passando de 24% para 32%.

Na faixa de renda entre 5 e 10 salários, houve movimento similar. Bolsonaro caiu de 66% para 61%, enquanto Haddad passou de 26% para 29%. O petista lidera no segmento mais pobre, de até 2 salários, com 47%. Tinha 44% na pesquisa anterior. Bolsonaro registra 37%, contra 39% nos dias 17 e 18.

A preferência conforme a escolaridade oscilou

Levando em conta a escolaridade, no segmento com ensino superior Bolsonaro oscilou negativamente três pontos, de 57% para 54%. Já Haddad teve oscilação positiva de quatro pontos, de 30% para 34%. No grupo de ensino médio, o capitão reformado passou de 53% para 51%; Haddad foi de 31% a 35%.

O petista fica em primeiro lugar no segmento de ensino fundamental, com 45%, mesma pontuação que marcou na pesquisa anterior. Bolsonaro, nesse segmento, oscilou de 40% para 39%. 

Mais de 90% dos eleitores já decidiram voto

A grande maioria dos eleitores já decidiu se votará em Jair Bolsonaro (PSL) ou Fernando Haddad (PT) no segundo turno. O levantamento do Datafolha mostra que 91% dos consultados disseram que não mudarão mais as suas escolhas.

Trata-se de número praticamente idêntico ao apresentado em pesquisa anterior, que mostrava que 90% dos entrevistados já haviam resolvido seus votos.

Entre os eleitores do candidato do PSL o grau de decisão é ligeiramente superior. Nesse grupo, 94% disseram que estão totalmente decididos a votar em Bolsonaro, e 6% admitem a possibilidade de mudar de ideia. A pesquisa anterior do Datafolha apontou que 95% dos eleitores do militar tinham certeza do voto.

Entre aqueles que preferem Haddad, 91% dizem que não mudarão o voto, valor superior ao apresentado na pesquisa anterior, de 89%. Sendo assim, 9% ainda deixam aberta a chance de trocarem de escolha.

Metodologia das pesquisas citadas

A pesquisa Datafolha ouviu 9.173 eleitores em 341 municípios nos dias 24 e 25 de outubro de 2018. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. O levantamento está registrado na Justiça Eleitoral sob o protocolo BR-05743/2018. Os contratantes da pesquisa foram a Folha de S.Paulo e a TV Globo.

A pesquisa anterior do Datafolha ouviu 9.128 entrevistados de todo o Brasil nos dias 17 e 18 de outubro de 2018. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. O levantamento está registrado na Justiça Eleitoral sob o protocolo BR-07528/2018. Os contratantes da pesquisa foram a Folha de S.Paulo e a TV Globo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]