• Carregando...
A foto alterada, no alto, em que aparece o acusado pelo atentado contra Bolsonaro (apontado pelo círculo vermelho). E a  imagem original, sem ele, logo acima. | /
A foto alterada, no alto, em que aparece o acusado pelo atentado contra Bolsonaro (apontado pelo círculo vermelho). E a imagem original, sem ele, logo acima.| Foto: /

Poucas horas depois do atentado a faca contra o candidato à Presidência Jair Bolsonaro (PSL) em Juiz de Fora (MG), começou a circular pelas redes sociais uma suposta foto do acusado pelo crime, Adelio Bispo de Oliveira, ao lado do ex-presidente Lula (PT) e de apoiadores do petista. A imagem é falsa. Bispo de Oliveira foi incluído digitalmente numa cena real.

A imagem original – feita pelo fotógrafo Ricardo Stuckert, do Instituto Lula – retrata o ex-presidente Lula e seus aliados no dia em que o petista esteve em Curitiba para seu primeiro depoimento ao juiz Sergio Moro, no processo do tríplex do Guarujá, em maio de 2017. Nessa foto, o autor do atentado contra Jair Bolsonaro não aparece. À época, a imagem original foi reproduzida por jornais como a Folha de Londrina, em sua cobertura do depoimento.

O plano de enquadramento da foto original é um pouco mais amplo do que o da imagem falsa. Mas isso não significa que sejam momentos diferentes porque todos os demais retratados estão numa posição rigorosamente igual à da imagem. Além disso, qualquer programa simples de edição de imagens consegue dar um zoom nas fotos, quando é possível cortá-la para dar um enquadramento mais aproximado.

LEIA TAMBÉM: Polícia prende segundo homem que pode estar envolvido no ataque a Bolsonaro

Cotado para vice de Bolsonaro divulgou a foto, depois a apagou de rede social

A foto falsa chegou a ser divulgada por volta das 19h desta quarta-feira (6) no Twitter pelo senador Magno Malta (PR-ES), político que esteve cotado para ser vice de Bolsonaro. Na mensagem em que distribuiu a imagem, Malta escreveu: “Olha rm que time joga o marginal” (sic). Pouco depois, Malta apagou a postagem.

Imagem da postagem de Magno Malta no Twitter.
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]