• Carregando...
 | Fábio Motta/Estadão Conteúdo
| Foto: Fábio Motta/Estadão Conteúdo

O candidato à Presidência da República Jair Bolsonaro (PSL) foi alvo de uma tentativa de homicídio, ao ser golpeado com uma faca, na tarde desta quinta-feira (6), em Juiz de Fora (MG). Ele foi operado às pressas na Santa Casa de Misericórdia da cidade e, às 10h40 desta sexta-feira (7), foi transferido ao hospital Albert Einstein, em São Paulo. O boletim médico mais recente, divulgado às 14h20 de sexta, informa que o estado do candidato é estável e que ele está em “boas condições clínicas”. 

Veja a seguir tudo o que se sabe até o momento sobre o ataque ao presidenciável:

O que Bolsonaro estava fazendo em Juiz de Fora?

Jair Bolsonaro participava de atos de campanha na cidade, localizada na Zona da Mata mineira. A previsão era passar o dia pedindo votos e participando de reuniões. Mas, à tarde, durante uma caminhada com dezenas de apoiadores no calçadão da Rua Halfeld, no centro da cidade e ponto de encontro dos juizforanos, ele foi alvo de um homem armado com uma faca. 

O ferimento em Bolsonaro é grave? Qual é o quadro médico dele?

As primeiras informações sobre o estado de saúde de Bolsonaro foram desencontradas. Ele deu entrada na Santa Casa em estado grave, com muita perda de sangue e pressão baixa. Foi levado para o centro cirúrgico, onde foi submetido a uma operação de emergência para estancar uma hemorragia interna. Uma laparoscopia descartou um lesão no fígado do candidato, mas constatou outra cinco lesões: na artéria mesentérica superior (que sai da aorta e irriga o intestino e outros órgão dos abdômen), no intestino grosso e três lesões no intestino delegado. Os médicos conseguiram estancar o sangue e suturaram parte do intestino. Ele então foi encaminhado a um leito de UTI.

Na manhã de sexta, ele foi transferido ao hospital Albert Einstein, em São Paulo. Em um boletim médico divulgado às 14h20, o hospital informou que Bolsonaro está em “boas condições clínicas” e sendo avaliado por uma equipe multidisciplinar.

Qual o tempo de recuperação?

Se tudo correr bem, o período de recuperação é estimado em até dez dias, o que irá comprometer a continuidade de sua campanha eleitoral.  Entretanto, dirigentes do partido de Bolsonaro calculam que ele pode ficar impossibilitado de fazer atos de campanha pelos próximos 20 dias. Diante desta possibilidade, o vice da chapa, general Hamilton Mourão, deve assumir os compromissos do candidato à presidência.

Por que não aparece sangue nas imagens do esfaqueamento de Bolsonaro?

A ausência de sangue realmente surpreende o cidadão comum e seu senso comum, mas a ciência explica que é possível não haver sangramento visível aos olhos em situações como essa. “Em casos de ferimento por arma branca, ou até de armas de fogo, não existe necessariamente sangramento externo, mas o sangramento pode ocorre apenas internamente. Além disso, dor e estresse causam vaso constrição e o indivíduo fica branco”, diz Luiz Fernando Kubrusly, cardiologista e cirurgião cardíaco do Hospital Evangélico e diretor clínico do Instituto do Coração de Curitiba.

Quem atacou o candidato do PSL?

O homem que atingiu o candidato foi identificado como Adelio Bispo de Oliveira, de 40 anos, ex-filiado do PSOL, que usava uma faca comprida e pontiaguda. Ele desferiu um único golpe no momento em que Bolsonaro estava nos ombros de apoiadores e acenava para eleitores. O presidenciável foi levado imediatamente para a emergência da Santa Casa de Misericórdia, distante apenas dois quilômetros do local onde ocorreu a tentativa de homicídio.

Na internet, Bispo é um ferrenho opositor de Bolsonaro e aliados. Seu perfil no Facebook já tem ameaças de apoiadores do presidenciável. Ele também ataca na web a chapa de Geraldo Alckmin, chamando a vice do candidato, Ana Amélia, de “ladra de projetos”. Com uma foto da “Balança da Justiça” em seu perfil do Facebook, Adelio Bispo posta fotos com camisas do movimento Lula Livre , inclusive com fotos ao lado de outros apoiadores do ex-presidente. 

O que aconteceu com Adelio e qual foi a motivação do crime?

Adelio foi preso em flagrante por policiais federais que faziam a segurança de Bolsonaro ainda no local do crime, com a ajuda de populares. Levado para a Polícia Federal, foi interrogado por um delegado. Adelio disse que agiu sozinho e que foi “guiado por Deus” para atentar contra a vida do candidato. 

Um segundo homem, ainda não identificado, foi preso sob suspeita de participação no ataque, mas foi liberado na manhã desta sexta-feira. O ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, afirmou que três pessoas estão sendo investigadas.

Adelio Bispo foi indiciado pela Polícia Federal com base no artigo 20 da Lei de Segurança Nacional e pode ser condenado a 20 anos de prisão. 

A Justiça Federal de Juiz de Fora (MG) decidiu, na tarde desta sexta, manter a prisão do acusado e determinou a transferência dele para um presídio federal. Caberá ao Ministério da Justiça decidir para qual instituição do País o acusado será removido, o que deve ocorrer até sábado. A transferência para um presídio federal foi um pedido da bancada do PSL e teria tido aceitação de todas as partes na audiência – inclusive do Ministério Público e dos defensores de Oliveira. Todos teriam concordado que a prisão em uma instituição federal é uma forma de manter a segurança do acusado.

Como o atentado vai influenciar as eleições?

Especialistas ouvidos pela Gazeta do Povo afirmaram que o choque causado pelo atentado pode ter um efeito significativo no voto dos indecisos e dará mais visibilidade ao candidato que tem pouco tempo de TV para fazer campanha. Por outro lado, o fato pode ter um efeito negativo para a campanha de Bolsonaro: em recuperação no hospital por pelo menos dez dias, o candidato ficará longe das ruas e não poderá seguir a estratégia corpo a corpo que havia planejado para se apresentar aos eleitores. As campanhas dos adversários também podem sofrer mudanças, especialmente a do tucano Geraldo Alckmin, que vinha apostado na desconstrução da imagem do capitão da reserva.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]