• Carregando...
Bolsonaro deixa a sua zona eleitoral, na Vila Militar, zona Norte do Rio, na votação do primeiro turno: há preocupação com o deslocamento dele no próximo domingo. | Fernando Souza/AFP
Bolsonaro deixa a sua zona eleitoral, na Vila Militar, zona Norte do Rio, na votação do primeiro turno: há preocupação com o deslocamento dele no próximo domingo.| Foto: Fernando Souza/AFP

A cinco dias do segundo turno da eleição e na dianteira da última pesquisa Ibope, Jair Bolsonaro (PSL) começou a se despedir da rotina de campanha e a fazer planos para o próximo domingo (28), inclusive com um discurso da vitória. O candidato participou nesta terça-feira (23) de um churrasco com a equipe da produtora que fez seus programas para a TV, com direito a música e docinhos.

De acordo com o presidente do partido, Gustavo Bebianno (PSL), o clima antecipado de despedida se deu devido à partida de integrantes da equipe de gravações, que retornam a Campinas nesta quarta-feira (24).

LEIA TAMBÉM: 18 propostas que colocam Bolsonaro e Haddad em lados radicalmente opostos

No segundo turno, com o tempo de TV que cresceu de 8 segundos para 5 minutos por programa, a campanha contratou a Studio Eletrônica. A empresa, que é do interior paulista, trabalhou nas últimas semanas em conjunto com a AM4, responsável pela estratégia digital.

O churrasco foi realizado na casa de Pauli Marinho, empresário e amigo de Bolsonaro, eleito suplente do senador eleito Flavio Bolsonaro (PSL-RJ). O presidenciável chegou ao local por volta de 16 horas, acompanhado de sua mulher, Michelle. Ele foi escoltado por batedores do choque da PM, devido ao aumento do fluxo de trânsito, e por seguranças da Polícia Federal.

Marinho montou uma estrutura de estúdio em sua casa, no Jardim Botânico, onde os programas foram gravados. A luxuosa casa tornou-se uma espécie de comitê informal da campanha do candidato do PSL. E também abriga reuniões de estratégia.

LEIA TAMBÉM: Bolsonaro intensifica encontros com empresários e políticos e dá início à transição

Bolsonaro foi recebido pelo grupo de pouco de cerca de 30 funcionários. O candidato tirou fotos, agradeceu a equipe e chegou a se emocionar ao falar sobre a disputa eleitoral. Durante o encontro de uma hora e meia, um grupo de músicos se posicionou no jardim e tocou o hino nacional, frequentemente presente em atos de Bolsonaro, cujas cores de campanha são verde e amarelo.

Discurso da vitória

Ele deve voltar ao estúdio ainda esta semana, para gravar um último vídeo, no qual deve fazer um agradecimento a seus eleitores. O candidato lidera a disputa com 57% dos votos válidos, de acordo com última pesquisa Ibope, divulgada nesta terça-feira (23). Seu adversário, Fernando Haddad (PT), tem 43%.

No domingo, Bolsonaro deve fazer um pronunciamento de casa se for eleito presidente. A campanha planeja formar uma estrutura para que a TV Globo transmita o discurso do candidato e as demais emissoras repliquem o sinal, por meio de um pool. De acordo com o presidente do PSL, Gustavo Bebianno, Bolsonaro deve passar o dia em casa no domingo.

Ainda não há um planejamento definido para o deslocamento de Bolsonaro até sua zona eleitoral, na Vila Militar, zona Norte da capital fluminense. Segundo Bebianno, ele pode, inclusive, deixar de votar, se isso ameaçar sua segurança.

LEIA TAMBÉM: Vamos acabar com o coitadismo de nordestino, gay, negro e mulher, diz Bolsonaro

O candidato tem passado a maior parte do tempo em sua residência, num condomínio fechado da Barra da Tijuca, zona oeste do Rio. Lá ele recebe a visita de amigos, aliados políticos e apoiadores. Há uma preocupação de aliados em relação à segurança do capitão reformado e ao seu estado de saúde. Ele se recupera de uma facada sofrida durante ato de campanha no início de setembro.

Ao sair de casa para votar no primeiro turno, ele se queixou de dor devido a um esbarrão na bolsa de colostomia que carrega. Na primeira etapa da disputa, ele votou pela manhã e passou o dia com familiares e amigos.

Bolsonaro optou por não conceder entrevista e fez uma transmissão ao vivo pelo Facebook. Na sequência, Bebianno falou à imprensa no salão de um hotel ao lado da casa do candidato.

Metodologia do Ibope

Pesquisa realizada pelo Ibope com 3.010 entrevistados em todo o Brasil nos dias 21 a 23 de outubro. Contratada pela Rede Globo e pelo jornal O Estado de S. Paulo. Registro no TSE: BR-07272/2018. Margem de erro: 2 pontos percentuais. Confiança: 95%.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]