• Carregando...
 | EVARISTO SA/AFP
| Foto: EVARISTO SA/AFP

Na apresentação da senadora ruralista Katia Abreu (PDT-TO) como vice na sua chapa, o ex-governador Ciro Gomes (PDT) voltou a dar estocadas e críticas ao comportamento do PT, que impossibilitou uma aproximação com seu partido e isolou nomes da própria legenda, como a vereadora Marilia Arraes, em Pernambuco.

Sem citar Lula, Ciro disse que os acordos e conchavos estão sendo feitos em gabinetes, salas e cubículos, numa referência à cela que o petista ocupa desde abril na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba. O petista, de dentro da cadeia, comandou o rumo a ser tomado pelo PT nessas eleições.

SAIBA MAIS:“Motosserra de Ouro”, defensora de Dilma: quem é Kátia Abreu, a vice de Ciro

“Acintosamente a palavra dada não é cumprida. As estruturas estão querendo jogar o jogo dentro de gabinetes, de salas e, por que não dizer, de dentro de cubículos. Assim, jogaram para escanteio nomes como de Marilia Arraes [que por determinação do PT não disputará o governo de Pernambuco], o que fizeram com o Márcio Lacerda [o PSB impediu sua candidatura a vice de Ciro]”, disse Ciro Gomes.

Mais adiante, o presidenciável pedetista voltou a atacar essas alianças: “São só conchavos, só rasteira, só punhalada pelas costas”.

Para Ciro, há uma falta de moral na política, composta por pessoas que não tem escrúpulo. Ele criticou também a proximidade do PSDB com o PP, chapa composta por Geraldo Alckmin e a senadora Ana Amélia (PP-RS). “Se não cumprem a palavra, por que acreditar que vão deixar de roubar o dinheiro do povo?”.

LEIA TAMBÉM:Como o PT ‘sequestrou’ a esquerda para tentar chegar ao segundo turno

Katia Abreu se disse orgulhosa de compor a chapa ao lado de Ciro, apontado por ela como um político de combatividade, honrado e inteligente. Ela disse que o partido gostaria de ter feito alianças com outras legendas.

“Seria muito bom, mas não foi possível. E não fujo à luta”, disse Katia Abreu, que prometeu, se eleita ao lado de Ciro, ser uma vice “disciplinada”. Ela citou Marco Maciel como uma espécie de modelo ideal de vice-presidente. Maciel, ex-senador e do antigo PFL, foi duas vezes o vice de Fernando Henrique Cardoso (PSDB). “Serei uma vice disciplinada, como o meu querido amigo Marco Maciel, invejado por todos.”

LISTA COMPLETA:Quem são os candidatos a vice-presidente

Ao apresentar Katia Abreu como vice, o presidente do PDT, Carlos Lupi, afirmou ser ela uma mulher vitoriosa, “o que é um fato raro”, afirmou.

“Numa sociedade machista, na qual a mulher é discriminada, ser uma mulher vitoriosa é um fato raro. A parabenizo pela coragem de fazer esse enfrentamento ao machismo que impera no Brasil. Tenho certeza que não será uma vice de aparência ou para figurar apenas na chapa. Será uma vice atuante, que representa um setor que sustenta o Brasil”, disse Lupi.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]