• Carregando...
 | ARUN SANKAR/AFP
| Foto: ARUN SANKAR/AFP

O brasileiro ganhou mais uma possibilidade de contato com seus representantes. O Facebook lançou o Portal do Cidadão. Uma ferramenta que ajuda a população e acompanhar as ações dos políticos e de alguns órgãos públicos federais, estaduais e municipais. A ideia é aproximar políticos e organizações que atendem as comunidades.

O aplicativo lançado no dia 8 de outubro apareceu como notificação para os usuários nesta segunda-feira (29) e utiliza a geolocalização do aparelho para oferecer perfis de autoridades que representam cidade, estado e país. São apresentadas páginas de representante em atividades e eleitos, que assumirão os cargos só no ano que vem. Pode-se então escolher quais páginas sugeridas o cidadão vai seguir.

VEJA TAMBÉM:  Bolsonaro confirma Marcos Pontes como ministro da Ciência e Tecnologia

É possível acessar o recurso por meio do “Menu” do Facebook. Se os usuários escolherem “entrar em contato” com um determinado representante ou agência, eles verão os meios de contato listados pela Página oficial, incluindo a possibilidade de enviar uma mensagem diretamente pela mídia social.

O Brasil é o segundo país onde a ferramenta foi liberada. Os Estados Unidos foram os pioneiros a usar o Portal do Cidadão, que foi muito bem recebido pelos usuários e governantes e foi batizado de “Town Hall”. Inúmeras conexões entre eles já foram possibilitadas. Um passo a mais para o amadurecimento da jovem democracia brasileira, em que o ambiente digital se torna mais uma forma de cobrança e o auxílio dos lideres da nação.

Por meio de sua página oficial, o Facebook declarou que o portal é parte da responsabilidade social da empresa. “Proporcionar uma via de comunicação fácil pode ajudar as pessoas a terem voz no governo, além de ajudar a manter os representantes eleitos e agências governamentais mais acessíveis e transparentes. Isso faz parte do nosso trabalho para construir uma comunidade informada e civicamente engajada.”

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]