• Carregando...
 | NELSON ALMEIDA/AFP
| Foto: NELSON ALMEIDA/AFP

O juiz federal Sergio Moro, responsável pela condução da Lava Jato em Curitiba, aceitou nesta quinta-feira (1º) o convite para ser o ministro da Justiça no governo do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL). Ele divulgou uma nota à imprensa para explicar os motivos para ter aceito o cargo.

No texto, o juiz explica que a perspectiva de implementar uma forte agenda anticorrupcão e anticrime organizado o levaram a aceitar o convite. Ele também esclarece que, para evitar controvérsias, vai se afastar da Operação Lava Jato “logo”.

LEIA TAMBÉM: Quais são os poderes oferecidos a Moro no novo superministério da Justiça

O presidente eleito também confirmou a ida de Moro para o governo. “O juiz federal Sérgio Moro aceitou nosso convite para o Ministério da Justiça e Segurança Pública. Sua agenda anti-corrupção, anti-crime organizado, bem como respeito à Constituição e às leis será o nosso norte!”, escreveu Bolsonaro em sua conta oficial no Twitter. 

O anúncio aconteceu após Moro se reunir com Bolsonaro na casa do presidente eleito. O capitão da reserva, em entrevistas na segunda-feira (29), já havia revelado o desejo de ter o juiz em seu quadro ministerial. Na quarta-feira (31), foi confirmado um encontro entre os dois para tratar do convite.

Leia a nota de Moro na íntegra:

“Fui convidado pelo Sr. Presidente eleito para ser nomeado Ministro da Justiça e da Segurança Pública na próxima gestão. Apos reunião pessoal na qual foram discutidas políticas para a pasta, aceitei o honrado convite. Fiz com certo pesar pois terei que abandonar 22 anos de magistratura. No entanto, a perspectiva de implementar uma forte agenda anticorrupção e anticrime organizado, com respeito a Constituição, a lei e aos direitos, levaram-me a tomar esta decisão. Na prática, significa consolidar os avanços contra o crime e a corrupção dos ultimos anos e afastar riscos de retrocessos por um bem maior. A Operação Lava Jato seguirá em Curitiba com os valorosos juizes locais. De todo modo, para evitar controvérsias desnecessárias, devo desde logo afastar-me de novas audiências. Na próxima semana, concederei entrevista coletiva com maiores detalhes. Curitiba, 01 de novembro de 2018. Sergio Fernando Moro”

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]