• Carregando...
 | Reprodução
| Foto: Reprodução

O jornalista José Luiz Datena, pré-candidato a senador pelo DEM de São Paulo, divulgou na última terça-feira (3) um vídeo em que faz elogios ao ex-governador de São Paulo e pré-candidato à Presidência Geraldo Alckmin (PSDB). Famoso por apresentar programas policiais desde 1998, Datena nem sempre foi tão simpático à figura do tucano (assista ao vídeo logo abaixo).

À frente do Brasil Urgente, na TV Band, o apresentador já protagonizou diversas cenas de revolta contra Alckmin, que governou o estado de São Paulo em quatro mandatos. Um vídeo de 2014, por exemplo, mostra Datena cobrando o então governador depois que a arma de um policial em serviço falhou.

“Como é que a arma de um agente de segurança que protege a sociedade pode falhar, senhor governador? Como é que a arma do homem não funcionou, senhor governador? Que porcaria de arma é essa que a polícia tem?”, questionou, sério. E, após uma pausa, voltou à carga.

Leia também: Sem Lula, Bolsonaro consolida liderança em pesquisa. Brancos, nulos e indecisos chegam a 40%

“Até outro dia a gente estava ouvindo falar de rodízio de colete à prova de bala de policial militar em periferia. Onde é que vai o dinheiro para a segurança pública, se é o segundo maior orçamento da nação, o orçamento do estado de São Paulo?”

Aquela não foi a única vez em que, durante um de seus programas, Datena questionou o governo do agora aliado político. Ainda em 2014, quando Alckmin cumpria seu terceiro mandato como governador, um cinegrafista da Band foi agredido por um policial.

Leia também: Aplausos e tapinha nas costas: sabatina indica candidatos favoritos do empresariado

“Se de repente não manda nada, o governador, ou o secretário não tem a polícia sob suas ordens, é grave. (...) Mas o que me espanta, além de tudo, é nem o governador, nem o secretário nos atenderem em um momento como esse. (...) Depois de uma agressão ao vivo em rede nacional, esses caras se ausentarem, sumirem, desaparecerem. (...) O que é que nós podemos esperar desses caras?”, indagou o apresentador.

Mudança de tom

O tom é muito diferente do adotado por ele no vídeo divulgado agora nas redes sociais. “Eu não tenho muita coisa a falar do Geraldo, a não ser que é um baita cara honesto. Um cara em quem eu confio de verdade mesmo. É um cara que trabalha como você, é um cara que luta como você. É um cara que erra como você e aprende como você”, diz Datena, que confirmou sua candidatura ao Senado na semana passada.

Mesmo com as declarações elogiosas, o pré-candidato a senador disse à colunista Mônica Bergamo, da Folha de São Paulo, que não vota em Alckmin. “Quero deixar bem claro: gosto do Alckmin, mas não vou votar nele para presidente.” Na mesma entrevista ele ainda afirmou que não vai pedir votos nem para o tucano e nem para ele mesmo. Procurada pela Gazeta do Povo, a assessoria de Datena disse apenas que a declaração feita por ele no vídeo publicado agora é a que está valendo.

O depoimento corrobora a aliança entre o DEM e o PSDB em São Paulo. E, como Alckmin é candidato ao governo federal, pode ser um ensaio para uma aliança maior entre os partidos. Nos últimos meses, o DEM vem sendo cortejado em âmbito nacional não só pelos tucanos, mas também por outros partidos, como o MDB e o PDT.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]