• Carregando...
Haddad apareceu por quase três quartos da propaganda do PT no horário eleitoral gratuito desta quinta (6). | Reprodução/
Haddad apareceu por quase três quartos da propaganda do PT no horário eleitoral gratuito desta quinta (6).| Foto: Reprodução/

O programa do PT no horário eleitoral gratuito exibido na tevê no início da tarde desta quinta-feira (6) foi dominado pela imagem de Fernando Haddad, que nos próximos dias deve ser oficializado como novo candidato a presidente do partido.

O tempo todo o ex-prefeito de São Paulo se referiu ao ex-presidente Lula – cuja candidatura foi barrada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) – e a realizações dos governos petistas. Mesmo assim, a propaganda parece marcar uma mudança de estratégia do PT. Agora, enquanto ainda insiste no “plano A”, o partido começa a apresentar o “plano B” – desconhecido por boa parte da população – ao eleitor. E, claro, vincular um ao outro.

Nos dois programas anteriores, no sábado (1º) e na terça (4), a voz do candidato a vice servia de fundo para imagens que exibiam apoiadores do ex-presidente nas cercanias da Superintendência da Polícia Federal, em Curitiba. Desta vez, no entanto, quem aparece no vídeo é o próprio Haddad, com o rosto enquadrado, durante 1 minuto e 45 segundos – praticamente três quartos do tempo destinado ao PT, de 2 minutos e 23 segundos.

No vídeo, Haddad se apresenta como candidato a vice-presidente, tendo ao fundo uma imagem de Lula. Depois, quem fala é o próprio ex-presidente, em gravação feita antes de sua prisão, ao lado da legenda “Lula, apoia Haddad vice”.

Por determinação do TSE, Lula – que é inelegível segundo a Lei da Ficha Limpa – não pode ser apresentado como candidato a presidente, mas apenas como apoiador, e por até 25% do tempo. Nesta quinta, o líder petista falou por pouco menos de 30 segundos, cerca de 20% da duração da propaganda (veja abaixo).

A fala de Haddad repete o discurso de perseguição contra o PT. Também diz que Temer assumiu o governo com apoio do PSDB e está cortando direitos, vendendo riquezas e entregando a soberania do país.

“Até a ONU, a organização mais importante do mundo, reconhece o direito de Lula ser candidato a presidente. Infelizmente, na contramão dessa decisão, o TSE cassou seu registro”, diz Haddad. “Tudo começou quando nós ganhamos as eleições de 2014. Temer traiu Dilma, uma mulher honesta, e se juntou ao PSDB para tomar o poder. Com o apoio da grande mídia, alimentaram o ódio entre as pessoas. E isso foi só o começo. Enquanto perseguem Lula, o governo Temer destrói o país.”

LEIA TAMBÉM:Em novo vídeo, Temer ataca Haddad e diz que reforma trabalhista não tira direitos

“Vamos até os últimos recursos pelo direito de Lula ser candidato”, anuncia Haddad mais adiante. “O povo quer aquele tempo bom de volta”.

No programa do PT desta quinta (6), Lula é apresentado como alguém que “apoia Haddad vice”. O TSE proibiu PT de apresentar ex-presidente como candidato.Reprodução

Em sua fala, Lula diz que o dinheiro precisa voltar a circular na mão das pessoas, senão não haverá crescimento econômico. “A gente voltar a inserir o povo na economia com emprego, com financiamento, com crédito. O microempreendedor, o pequeno empresário.” E promete, “juntos”, reconstruir o país política e economicamente.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]