• Carregando...
 | Albari Rosa/Gazeta do Povo
| Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo

Em mais uma derrota para o candidato Ciro Gomes (PDT), o PSB vai anunciar a neutralidade no 1.º turno das eleições 2018. O partido fechou um acordo com o PT em que se compromete a não apoiar nenhum candidato à Presidência da República na primeira parte da corrida eleitoral. Sem aliança com outros partidos, isolado, Ciro terá apenas 5% do horário eleitoral – cerca de 36 segundos por bloco. O tempo é oito vezes menor do que o do ex-governador Geraldo Alckmin (PSDB), que sozinho tem cerca de 40% da propaganda eleitoral gratuita.

A Executiva Nacional do PT confirmou nesta quarta-feira (1) que chegou aos termos de um acordo com o PSB. A candidatura da vereadora petista Marília Arraes ao governo de Pernambuco foi retirada por 17 votos a 8 em reunião da executiva nacional do PT. A medida era vista como fundamental para haver a neutralidade do PSB. O partido tem como um dos principais objetivos nesta eleição a reeleição do governador Paulo Câmara (PSB).

Leia também: PRB confirma apoio a Alckmin, mas cobra “mais espaço” em futuro governo

Além de Pernambuco, os petistas vão coligar com o PSB na Paraíba, Amazonas e Amapá. No Maranhão, o PT vai apoiar o PCdoB. A resolução da executiva, no entanto, não fala sobre oferta da vaga de vice presidente para o PCdoB, como a sigla esperava. “Com o objetivo de fortalecer a unidade do campo popular em torno da candidatura Lula, e na perspectiva de construir as condições políticas para que uma aliança progressista governe o país a partir de janeiro de 2019, a direção do PT desenvolveu intenso diálogo com outros partidos, prioritariamente PSB e PCdoB, com os quais temos vínculos históricos”, diz o texto.

A movimentação política entre PT e PSB também beneficia o governador de São Paulo, Márcio França (PSB), que desde o início do processo eleitoral rejeitava a aliança do partido com outra legenda da esquerda. Com a neutralidade, França poderá apoiar livremente a candidatura de Alckmin, seu antecessor no estado.

Leia também: PCdoB lança Manuela, mas tudo indica que candidatura tem ‘prazo de validade’

Em troca, além da neutralidade, o PSB vai retirar a candidatura do ex-prefeito de Belo Horizonte Marcio Lacerda como candidato ao governo de Minas Gerais, fortalecendo a candidatura à reeleição do governador Fernando Pimentel (PT). E liberar os seus diretórios a se aliarem a candidatos do PT. A estimativa é que em 14 estados o partido se aliará localmente com os petistas.

“Com esse gesto do PT, não vai ter nenhuma disputa no domingo. Posso garantir que vamos optar pela neutralidade”, disse o deputado Julio Delgado (PSB-MG). O PSB marcou sua convenção nacional para domingo, dia 5.

O acordo é um revés para o candidato do PDT Ciro Gomes, que tentava atrair o PSB e agora deve contar com apoio de poucos diretórios do partido, como Distrito Federal e Espírito Santo. Ciro e Marina Silva tentavam romper o isolamento buscando alianças com PSB e PV, respectivamente.

“É lamentável e é um erro do partido. Nós tínhamos iniciado um processo para romper com a polarização, como fizemos com Eduardo Campos em 2014”, reclamou o governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg (PSB).

PDT ironiza divisão no PSB

Em meio às negociações em torno da chapa de Ciro, o presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, criticou a divisão dentro do PSB. “Engraçado é que Pernambuco é que decide sobre o Brasil. Pernambuco está maior do que o Brasil”, ironizou.

Leia também: PSC fecha aliança com Alvaro Dias e Paulo Rabello será vice na chapa

Ao lado de São Paulo, Pernambuco é o diretório que mais tem delegados na convenção nacional do PSB. Liderados pelo governador Paulo Câmara, o grupo pernambucano tentava atrair o PT para a chapa de reeleição estadual em troca do apoio nacional ao candidato indicado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Por sua vez, os diretórios do PSB em Minas Gerais, Distrito Federal e Ceará querem apoiar Ciro. Há também uma ala que advoga pela independência do partido, capitaneada pelo governador paulista, Márcio França. A ideia de lançar uma candidatura pessebista como cabeça de chapa naufragou nos últimos dias.

Apesar da crítica aos pernambucanos, Lupi disse esperar uma definição do PSB em sentido contrário. “Vamos esperar até dia 5. Até lá, é uma eternidade”, afirmou.

Repercussão negativa

A vereadora de Recife Marília Arraes e o ex-prefeito de Belo Horizonte Márcio Lacerda, que tiveram suas candidaturas aos governos de Pernambuco e Minas Gerais sacrificadas em nome da aliança PT-PSB, não pouparam críticas ao movimento político.

Leia também: Como Lula agiu da cadeia para sabotar a candidatura Ciro Gomes

“Recebi esta comunicação com indignação, perplexidade, revolta e desprezo”, escreveu Lacerda, informando em nota que não pretende concorrer ao Senado na chapa encabeçada por Fernando Pimentel, conforme sugestão do PSB. Isso pode enterrar a candidatura da ex-presidente Dilma Rousseff (PT) ao Senado Federal.

Já Marília afirmou que não vai desistir de sua candidatura. Disse acreditar que o recurso remetido ao Diretório Nacional para reverter a decisão será acolhido. “Não tenho o direito de recuar e colocar a esperança do povo de Pernambuco como moeda de troca a preço de banana. A neutralidade é a única coisa que Paulo Câmara e seu grupo político pode oferecer porque não tem força de levar o partido dele para um lado ou para o outro”, disse a jornalistas no Recife.

Dez dirigentes do PT também entraram com recurso pela permanência de Marília. A instância máxima do PT, no entanto, deverá reproduzir a decisão de sua Executiva, que prevê também apoio petista aos candidatos do PSB no Amazonas, Amapá e Paraíba.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]